Gastronomia

União de produtores recupera a tradição das cerimônias do chá no Japão


Você está lendo: União de produtores recupera a tradição das cerimônias do chá no Japão

Assim como muitos sabem, as cerimônias do chá estão intimamente ligadas à cultura japonesa, porém, nos últimos anos, essa identidade com raízes históricas tem sofrido uma pressão crescente devido a globalização, a automação e o declínio populacional.

Pensando em voltar às origens e desacelerar o processo, a ilha de Kyushu decidiu tornar a cerimônia do chá mais intimista e a transformou em uma verdadeira experiência paisagística e cultural.

Uma nova geração de produtores de chá, sem medo de inovar, desenvolveu roteiros mais conectados com o presente e permitem que os visitantes tomem seu chá favorito diretamente onde ele é cultivado, em meio às fazendas de chá. 

As experiências são fruto da colaboração entre vários artesãos e fabricantes da região e proporcionam aos visitantes:  jantares, eventos, experiências elaboradas por sommelier de chás e até mesmo visitação em espaços secretos das fazendas de chá.

No Japão, o chá não é apenas uma bebida, mas uma tradição para práticas meditativas e nesta reconexão com as origens os visitantes podem viver um momento de tranquilidade para desfrutar os arredores e o momento presente.

Por meio deste projeto, fazendeiros de chá, ceramistas e pousadas locais colaboram para expressar as culturas tradicionais de novas maneiras, proporcionando uma experiência única para os visitantes.