Portugal destaca criatividade local com Rota da Arte Urbana
A arte urbana já sinaliza sua importância há algum tempo em outros setores, como: moda, design, entretenimento e agora, através de diferentes estilos de pinturas pela cidade, a arte urbana vêm ganhando espaço no turismo em Lisboa.
A cidade, que é conhecida por ser repleta de bairros históricos, com edifícios cobertos de azulejos, vistas deslumbrantes e ruas de paralelepípedos, agora conta com o apoio do Turismo de Portugal, que deseja apresentar a face criativa da cidade por meio da Rota da Arte Urbana.
O novo roteiro destaca obras imperdíveis da capital e incentiva os visitantes a conhecerem a ‘galeria de arte ao ar livre’ de Lisboa. Entre os locais altamente recomendados para visita estão: Alta de Lisboa, Bairro Alto, Amadora, Loures, Entrecampos, Marvila, Parque das Nações, Monsanto e Barreiro.
Os pontos do roteiro mostram Lisboa na perspectiva de artistas (tanto locais quanto internacionais) que foram à cidade para esculpir, pintar, desenhar e colorir ainda mais o destino. É possível conferir mais detalhes aqui.
Devido ao isolamento social causado pela pandemia, o entretenimento e a arte ganharam ainda mais espaço em nossas vidas, sendo considerados por alguns como itens praticamente essenciais para a manutenção da saúde mental em meio ao momento conturbado que vivemos.
O novo roteiro proposto pelo Turismo de Portugal interliga a força da arte, os passeio ao ar livre e a criatividade, o que torna, tanto o roteiro quanto a cidade, ainda mais inspiradores – exatamente o que precisamos nesta reta final de 2020.
Ah, e uma dica final: O Brasil não fica de fora quando o assunto é arte urbana! Por aqui, uma das formas que essa força está sendo sinalizada é na exposição OSGEMEOS na Pinacoteca, em São Paulo. É possível conferir mais detalhes aqui.