Gastronomia

Turismo culinário atinge um novo patamar


Você está lendo: Turismo culinário atinge um novo patamar

O futuro do turismo culinário vai além de experimentar e conhecer um novo restaurante.

turismoculinario3

Vários destinos já se aliaram as suas iguarias culinárias para destacar o potencial de sua gastronomia. Várias pessoas já rodaram o mundo e escolheram um destino baseado nas experiências gastronômicas que poderiam encontrar.

Hoje, os viajantes que curtem estas experiências culinárias estão querendo saber mais sobre como as suas refeições são preparadas, de onde o alimento vem. Desgustar um vinho, por exemplo, é bacana, mas percorrer as vinhas com o próprio viticultor é bem mais legal e interessante.

turismoculinario2

Os turistas com este perfil querem se relacionar com chefs, agricultores e cervejeiros artesanais. Não simplesmente comer o prato típico da região ou frequentar o melhor restaurante da cidade. Aprender sobre um determinado alimento ou sobre a cultura alimentar regional, é o grande atrativo. Eles querem variedade e os destinos devem pensar em como oferecer experiências legais e diferentes para este tipo de viajante.

E como os restaurantes podem agregar experiências desse nível em seus “cardápios”? Com certeza, precisam fazer mais do que preparar e servir uma comida excelente.

Há restaurantes que tornaram sua cozinha o ponto central, sendo a primeira coisa que os clientes vêem quando chegam. Na cozinha do Zero George Hotel em Charleston, na Carolina do Sul, os clientes sentem imediatamente o cheiro do que se está cozinhando para o jantar daquela noite e apertam a mão do chef quando chegam. O “restaurante” é localizado entre as panelas, frigideiras, cooktops e especiarias. E assim, o hotel serve como um espaço para a comunidade, movimentando o restaurante, onde os chefs compartilham suas histórias e aulas personalizadas de culinária acontecem.

turismoculinário1

É uma experiência conduzida, onde os clientes têm acesso ao chef e o jantar acaba se tornando uma forma de entretenimento. Por que não cozinhar na casa do chef? Ou na casa de um local?

E essas experiências invadem o mundo digital também. Quantas fotos, #foodporn, chamam a atenção das pessoas nas redes sociais e enchem de água a boca de muitos? O canal Tastemade está fazendo isso de forma bacana, dando vida para estas histórias culinárias em forma de vídeos, com foco na geração mais antenada!

turismoculinario4

Hummm, nada melhor do que experimentar e se deliciar com os sabores do mundo!!! 😉