Tecnologia

Tóquio promete medalhas feitas com lixo eletrônico


Você está lendo: Tóquio promete medalhas feitas com lixo eletrônico

Ouro, prata e bronze podem ser extraídos pela reciclagem de smartphones e outros produtos

As próximas Olimpíadas ainda estão longe de acontecer, mas já prometem deixar um legado ambiental e tanto para o Japão e para o mundo. É que a cidade de Tóquio anunciou que pretende produzir as medalhas da competição com lixo eletrônico.

smartphone-back-teaser

A equação é simples: o Japão quase não produz metais preciosos, por outro lado é um dos principais consumidores de equipamentos eletrônicos do mundo – objetos esses que possuem pedacinhos de ouro e outros metais preciosos em sua composição. Logo, eles vão buscar matéria-prima para as medalhas no lixo!

A proposta já foi feita ao Comitê Olímpico Internacional, que ainda não se pronunciou sobre o assunto. Se comprar a ideia, será um ganho ambiental e tanto para o mundo: o Japão é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do planeta. São 650 mil toneladas de resíduos desse tipo descartados todos os anos no país, sendo que só 15% desse montante é reciclado.

lixo-eletronico

Enquanto cerca de 650.000 toneladas de pequenos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos sejam descartados no Japão anualmente, estima-se que menos de 100,000 toneladas sejam coletadas sob um sistema baseado na lei de reciclagem de pequenos aparelhos. Além disso, grande parte dos metais que são recuperados já está sendo reutilizada para fabricar novos eletrônicos.