Gestão

The Blind Spot: A exposição de arte acessível em 4D


Você está lendo: The Blind Spot: A exposição de arte acessível em 4D

O Museu Central de Utrecht localizado na cidade de Utrecht, nos Países Baixos, revelou recentemente sua nova exposição The Blind Spot, uma mostra em 4D que torna a arte mais acessível para pessoas com deficiência visual. 

A exposição adiciona dimensões extras – como som e cheiro – para recriar pinturas famosas, permitindo que, tantos visitantes com deficiência visual ou sem, experimentem a arte de uma forma mais sensorial.

Embora o toque seja normalmente restrito em exposições, o museu holandês decidiu incentivar as pessoas a sentirem a arte, literalmente, além de serem guiados por um tour de áudio.

Os visitantes com visão são encorajados a usar uma venda nos olhos, o que permite renunciar completamente a visão e ativar seus sentidos não visuais.

Por mais que o cheiro já tenha sido explorado por curadores de arte como uma forma de mergulhar as pessoas em espaços culturais, a exposição demonstra como todos os sentidos juntos podem ser aproveitados para tornar a arte mais acessível, além de estimular os sentidos dos visitantes.

Conheça mais detalhes aqui.