Tá e daí? Opinião alheia
Falamos de tendências todos os dias e então você chega e pergunta, “Tá e daí? O que faço com isso agora?”. É o que vamos te contar para que você saiba como aplicar no seu negócio.
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CONTEXTO – Como vive, como se reproduz, de onde veio???
“Opinião alheia” faz parte do super grupo Transparência Total
O “boca a boca” e a opinião de amigos sempre foram relevantes para o consumo. A diferença é que nunca antes o acesso à opinião alheia foi tão fácil e tão difundido, tanto que há até uma certa desconfiança por parte dos consumidores em relação a alguns sites de revisões. A opinião verdadeira será cada vez mais valorizada.
Quem está falando?
A opinião alheia importa muito e tudo está sendo avaliado o tempo todo! E não apenas sua empresa: você, pessoa física também! Afinal, quem não lembra do aplicativo Lulu que bombou no ano passado? Tudo reflexo desta tendência 😉
Hoje em dia, alguns guias impressos seguem premiando “o melhor hotel” ou “o melhor restaurante”, mas no fim, a opinião que todo mundo quer saber (e se vangloriar) é a do TripAdvisor e seus milhares de usuários! O site elege, de acordo com as avaliações de viajantes, o melhor em várias categorias. Os proprietários podem então, com muito orgulho, inserir um selo/adesivo físico ou online do prêmio.
Sabe a lista dos mais influentes que sai todo ano? Eles podem não ser tão próximos de você, mas do seu consumidor sim! Por isso, na hora de escolher um interlocutor para a marca, as empresas elegem aquele que conversa bem com seus clientes – e hoje em dia eles não estão necessariamente na TV. Booking.com e empresas de seguro já possuem estratégias para veicularem seus banners em blogs de viagem visitados por pessoas sedentas por opinião alheia!
Nos mínimos detalhes
Fica cada dia mais fácil encontrar exatamente o tipo de opinião que você precisa. Se a pessoa não confia em um site grande como o TripAdvisor, não tem problema! Comunidades vão sendo criadas a partir de um interesse específico: mães, ciclistas, pet lovers e outros.
Mostramos aqui um exemplo para veganos, caçadores de boa internet e até fumantes! Por serem sites focados em apenas uma característica, os usuários sentem mais segurança na opinião. Afinal, se estão falando é porque entendem!
TÁ E DAÍ? – Tã dã! O que você pode fazer daqui para frente!
– Incentive seus clientes a postarem opiniões nas redes sociais mais utilizadas no dia a dia. É a melhor maneira da informação chegar até os amigos dele – e com a “chancela” de alguém próximo, os outros se sentirão mais confortáveis ao escolher seu produto ou serviço.
– Fique de olho nas comunidades: grupos de mães viajantes, intolerantes a glúten, mochileiros – o que eles estão falando sobre seu empreendimento? O que você pode fazer por eles?
– Acompanhe o que dizem sobre você e dê feedbacks e respostas rápidas. E vale lembrar: transparência total sempre!