TÁ E DAÍ? DE VOLTA AO BÁSICO
Falamos de tendências todos os dias e então você chega e pergunta, “Tá e daí? O que faço com isso agora?”. É o que vamos te contar para que você saiba como aplicar no seu negócio.
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CONTEXTO – Como vive, como se reproduz, de onde veio???
“De volta ao básico” faz parte do super grupo Alivia aí.
Produtos e serviços devem ser simples (sem serem simplistas), fáceis de entender, intuitivos para os usuários e multifuncionais. Se combinarem todos estes fatores e ainda decifrarem as preferências do consumidor e chegarem até ele antes da necessidade, melhor!
Crianças mexendo em smartphones e tablets te assustam? Mais do que terem nascido em uma geração já conectada, isso acontece pois as novas tecnologias são altamente intuitivas – tem coisa mais fácil de entender que o touchscreen?
Embalagens & Gastronomia
E nem só de tecnologia vive esta tendência! Rótulos e embalagens que falam tudo para o consumidor são um bom exemplo. Wine for Dummies desmistificou a “ciência do vinho” e fez garrafas que ensinam a pronúncia dos nomes das uvas e explicam a melhor harmonização para a bebida. Outro exemplo são as embalagens de carne da Corella, que deixa visualmente claro o animal e o corte que se está comprando.
Na gastronomia estão aparecendo as embalagens comestíveis, que além de atender a uma necessidade ecológica, também facilitam a vida de quem odeia lavar louça. Veja o Wikibar e uma outra solução aqui.
Hotelaria
E não é necessário buscar a lua para seu cliente! Executar atividades simples, mas que fazem a diferença é o caminho. Por exemplo, os empréstimos de itens. Esquecer de colocar alguma coisa na bagagem já não é mais um momento de terror!
O The Muse não teve muito trabalho embrulhando os presentes de Natal, um esforço que nem se compara ao alívio e satisfação do hóspede.
Vamos de volta ao básico na estrutura também? Que tal o “tudo em um” do Qbic? Cama-chuveiro-mesa em um pequeno bloco. E não podemos deixar de citar os interruptores muito bem identificados. Isso permite que o hóspede vá direto ao ponto, sem a irritação de ficar testando todos até achar o correto.
TÁ E DAÍ? – Tã dã! O que você pode fazer daqui para frente!
– O KISS (Keep it simple, stupid) muito usado no design e tecnologia também pode ser aplicado no seu cotidiano. Ao criar, deixe as coisas mais fáceis, elimine qualquer complexidade – menos botões, menos informação, mais síntese!
– Aposte também no visual: ícones, infográficos e flechas.
– “Quer que eu desenhe?” Sim, por favor! O que parece óbvio para você, pode não estar claro para o cliente. Adicione instruções de uso, sinalização, desenhos autoexplicativos, etc.
– Antecipe-se! Costuma receber com frequência uma mesma reclamação/solicitação? Invista tempo para construir um novo produto ou serviço que atenda esta necessidade.