ShiftPod: a cabana que conquistou o Burning Man
Eis o motivo: embora seja grande e pesada quando empacotada, é simplesmente maravilhoso como uma alternativa para tendas. Ela pode ser montada por uma pessoa em cerca de cinco minutos, é enorme por dentro, mantém a poeira do lado de fora e permanece quente à noite.
O ShiftPod foi originalmente criado como yurt tradicional. Um antigo participante do Burning Man, Christian Weber, teve a ideia de algo que poderia ser montado rapidamente, capaz de resistir a fortes ventos, e que era grande o suficiente para ficar de pé. E ele definitivamente teve sucesso.
ShiftPod já está na sua versão 2, que é um pouco maior e mais moderna que a primeira. Além disso, vem com o que é chamado de Blast Shield, uma capa altamente reflexiva que possibilita dormir até um pouco mais tarde, mesmo quando não há sombra. São aproximadamente 10 graus a menos internamente do que sem a capa.
A tenda está fazendo sucesso pelo mundo dos festivais. O Electric Daisy Carnival, um grande evento em Las Vegas, comprou 3.000 ShiftPod, que foram alugados para os participantes. Existem inúmeras histórias dos pods em lugares como Coachella, Further Future, entre outros.
Christian Weber diz que está em negociações com um governo – fora dos Estados Unidos – para uma compra de 50.000 ShiftPods que seriam usados em emergências.
Não há dúvida de que um ShiftPod tem um valor elevado para uma barraca. Por US$ 1.300, não é algo que você vai comprar por capricho. Mas se você está procurando por algo para acampar e viver confortavelmente em um local quente, empoeirado e com tempestades de areia como o Burning Man, esta pode ser a opção mais acertada da sua vida.