Robô é promovido a garçom em lojas da Pizza Hut
Rede de restaurantes pretende adotar a novidade em toda a Ásia até o fim de 2016
A Pizza Hut começou a utilizar como garçom um robô batizado de Pepper, que deve chegar a todas as suas lojas localizadas na Ásia ainda em 2016.
A adoção do robô-garçom ocorre por meio de uma parceria entre a Pizza Hut e a Mastercard. A bandeira de cartões de crédito vai utilizar Pepper para disseminar o uso do MasterPass, sua plataforma de pagamento digital.
O robô faz recomendações de pratos e apresenta as ofertas do dia. Com um celular, o cliente paga diretamente a Pepper. A Pizza Hut espera reduzir o tempo de espera dos clientes com seu novo garçom.
Pepper foi desenvolvido pelo SoftBank, conglomerado financeiro japonês que tem também um braço de atuação em robótica. O robô tem capacidade de ler expressões faciais de humanos – e reagir de acordo com elas.
O robô começou a ser vendido em 2015 com tiragens ainda bastante limitadas. As 1.000 unidades colocadas à venda em dezembro, por exemplo, esgotaram-se em um minuto. Na semana passada, a empresa anunciou que a pré-venda em escala comercial começará em julho. Pepper custará 1.700 dólares, ou quase 6.000 reais.
Além da Pizza Hut, o restaurante Taco Bell também está fazendo uso de robôs nos seus restaurantes. Seguindo a tendência, desde novembro, o serviço ao cliente da KLM também lançou mão de um humanóide – o Spencer – para prestar atendimentos no aeroporto de Amsterdam.
Um desses computadores inteligentes também está presente, desde 2014, no hotel Aloft, no Vale do Silício, entretendo os hóspedes tecnológicos que visitam a região e respondendo perguntas enviadas por smartphones. Já no Hilton um robô nomeado de Connie atua no concierge do hotel.
Com tecnologia da IBM e o dados do guia de viagens WayBlazer, o humanóide pode responder perguntas tanto em relação aos serviços de quarto, quanto a locais turísticos da cidade.
O futuro já chegou! 😉