Robin Hood Café abre as portas ao desabrigados em Madrid
Durante o dia, o Robin Hood é um bar típico espanhol do centro de Madrid. Cafés e croquetas dividem espaço com uma máquina de cigarros. Uma perna de presunto cochila sob uma toalha no balcão.
O nome é bastante apropriado, pois durante a noite transforma-se num lugar diferente, onde pessoas sem-teto podem jantar gratuitamente em mesas com flores, talheres de metal e taças de vidro.
O modelo do negócio é bastante simples: no café da manhã e almoço oferece pratos diversos que financiam as refeições gratuitas à noite para os necessitados.
A iniciativa é da ONG Mensajeros de la Paz, fundada há mais de 50 anos pelo padre Ángel García Rodríguez e serve 200 refeições todos os dias aos desabrigados. Assim como muitas instituições espanholas, Ángel ainda está lidando com as consequências da crise financeira do país.
A ONG ainda planeja estender o esquema e espera atrair chefs famosos para participar. Para os atendidos é um momento para celebrar: “Este restaurante é vida e felicidade para mim. É a melhor coisa do mundo “.