Gestão

Que tal plantar e regenerar corais com a Biofábrica de Corais?


Você está lendo: Que tal plantar e regenerar corais com a Biofábrica de Corais?

A Biofábrica de Corais, startup que tem como foco principal a aplicação de ferramentas biotecnológicas para promover a restauração de recifes de corais, anunciou recentemente uma série de experiências de turismo regenerativo na Praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, Brasil.

A iniciativa associa o aperfeiçoamento das atividades de transplantação de corais, executadas desde 2017, com a implementação de um programa de turismo regenerativo. 

Neste primeiro momento, a startup, em parceria com duas operadoras de mergulho locais (Porto Point e Neptune Dive) e a Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas, oferecerá três oportunidades para visitantes plantarem corais, de forma associada a realização de experiências com flutuação de snorkel, mergulho com cilindro ou mergulho livre com ensaio fotográfico. 

A expectativa é de que, de forma gradativa, as tecnologias desenvolvidas pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Biofábrica de Corais sejam ensinadas aos parceiros e turistas, e os mesmos co-executem as atividades de manejo de corais com fins de promoção de restauração recifal. 

Os idealizadores afirmam que as experiências foram construídas de forma a unir a ciência que praticam no ecossistema recifal às melhores práticas do turismo regenerativo. Desta forma, os turistas têm a oportunidade de contribuir com os pesquisadores e com a comunidade local para salvar os corais ao mesmo tempo que dão escala às atividades dos pesquisadores.

A idealização da proposta e das atividades científicas com o turismo regenerativo, também contou com a colaboração da consultoria Amplia Mundo e seus colaboradores especializados em turismo de experiências e sustentabilidade. 

Entre as atividades de conservação que podem ser escolhidas pelos visitantes, estão: A Imersão Oceânica, que conta com um mergulho no mundo dos corais, o Propósito Recifal, que é uma experiência única com jangada, que envolve flutuação e informações científicas dos corais e a Liberdade Azul, que oferece um registro memorável da experiência de regenerar corais.

Também vale a pena citar que as experiências propostas pela BioFábrica estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, metas que visam estimular ações para acabar com a pobreza, proteger a natureza e garantir que, até 2030, todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade e estão alinhadas com as Décadas dos Oceanos e da Restauração. 

Confira mais detalhes aqui.