Gestão

Protagonista – Tatiana Guedes


Você está lendo: Protagonista – Tatiana Guedes

A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

***

A história deste mês é de Tatiana Guedes, que saiu da casa dos pais, quando ainda era ‘criança pequena’ lá em Pindamonhagaba, para enfrentar a vida em São Paulo. Já foi Técnica em Telecomunicações, percebeu que Engenharia não era a sua praia e arriscou no Turismo. Hoje é gerente sênior de Marketing da Atlantica Hotels.

Protagonista062015

Trajetória

Tatiana resolveu enfrentar a vida em São Paulo e trocou a casa dos pais pela casa dos tios quando tinha apenas 15 anos.

Iniciou sua vida profissional como técnica em telecomunicações, depois que se formou pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Foram cinco anos trabalhando na Telesp que, naquela época foi comprada pela Telefônica.

Foi neste período que percebeu que seguir para a área de engenharia não era bem a sua praia e que conseguiu juntar grana para pagar a faculdade de Turismo. “Esta fase foi muito proveitosa, mas pesada porque trabalhava de domingo a domingo para conseguir me formar. Mas valeu a pena”!

Quando estava no terceiro ano da faculdade, resolveu fazer as malas e passar uma temporada na Disney, em Orlando. Teve oportunidade de trabalhar por quatro meses na terra do Mickey, graças a uma parceria entre a faculdade e a Disney. disney

“Foi incrível! Permitiu aprimorar o meu inglês, fiz cursos na Disney University (dentro da própria Disney), conheci os parques e todo o backstage que faz a mágica acontecer. Foi um aprendizado para toda a vida”.

Quando voltou para o Brasil, Tatiana decidiu trabalhar com hotelaria. Para isso, fez um curso de recepção no Senac e começou a enviar currículos. Tinha que começar esta nova etapa da sua vida. Precisava trabalhar, as contas não paravam de chegar e morava de aluguel com três amigas.

Entre as várias entrevistas em hotéis que fez, foi chamada para o corporativo da Atlantica, onde começou como recepcionista do escritório em 2001. Ficou 9 meses na recepção, mantendo contato com vários departamentos.

“Além de me apaixonar pela hotelaria, conheci melhor a comunicação e marketing e decidi que era aquilo que queria fazer. Felizmente, era uma fase de grande crescimento da Atlantica e, coincidentemente, foi aberta uma vaga no departamento de Marketing e lá fui eu”!

Fez cursos de especialização em marketing de serviços e aplicou o que aprendeu na hotelaria. Resultado: ficou encantada!

“Poder mostrar o que a hotelaria tem a oferecer e como, com pequenos gestos de atenção ao hóspede, podemos mudar o seu dia são os diferenciais do que hoje chamamos de hospitalidade na hotelaria”.

Oportunidade

Para Tatiana, a maior oportunidade que teve quando entrou na hotelaria foi a de se encontrar profissionalmente em Marketing!

“Comecei como recepcionista e ir para o departamento de Marketing me fez chegar onde estou hoje”.vitória-vilavelha

Destaca as diversas viagens que realizou, as várias cidades brasileiras que conheceu e também os carimbos que recebeu no passaporte, quando viajou para convenções e cursos no exterior.

As oportunidades de fazer coisas diferentes no seu dia a dia a encantam até hoje.

“Apesar de estar a muitos anos na mesma empresa, a cada ano vejo crescimento em cada ação de comunicação e relacionamento em que posso aprender novas táticas de mercado”.

Mudanças e Descobertas

Tatiana sabe que as mudanças foram acontecendo com o passar do tempo e que seu amadurecimento pessoal e profissional vem da convivência com pessoas e gestores. Ela encontra neles pontos de ensinamento e exemplos diários.

“Aprendi a olhar o todo. E saber que tudo tem uma solução se você for criativo e conhecer o que está fazendo. As coisas necessariamente não saem de acordo com o planejado, mas podem sempre dar certo no final”.

Para ela, outro desafio diário é a gestão da equipe – trabalhar com pessoas, se colocar no lugar delas, acompanhar o crescimento e dar atenção e direcionamento.

“Descobri o quanto é gratificante ver o crescimento das pessoas da equipe, o quanto elas aprenderam, vê-las traçar seu caminho e perceber que estão andando sozinhas. Hoje, acredito que dar autonomia para a equipe é o melhor caminho – a equipe pode trazer soluções que você nem havia pensado”!

Ah, Eu te amo!

Tatiana sente muito orgulho de perceber que o que faz traz resultado para os hotéis. Mas foi quando viu sua primeira ação de comunicação, o primeiro planejamento acontecendo que percebeu o quanto amava tudo isso!

“E principalmente, trazendo resultado”! – completa ela. 😉

Gratidão

Na vida pessoal, não poderia ser diferente… “Tenho muita gratidão aos meus padrinhos que me acolheram quando sai do interior e vim para São Paulo. Tive oportunidade de concluir a minha faculdade graças a eles, que acreditaram em mim”.

E dentro da hotelaria, Tatiana é grata a várias pessoas. Destaca o seu primeiro gestor dentro do departamento de Marketing, com quem aprendeu muito no início, quando decidiu mudar de carreira.

“Uma pessoa extremamente criativa e com visão estratégica que me mostrou como encontrar caminhos diferentes”.

Não se esqueceu também de sua atual gestora a quem admira muito e aprende todos os dias.

Futuro

Tatiana foi bem direta quando questionada sobre os próximos desafios profissionais.

“Neste ano de desafios econômicos, o desafio a curto prazo é manter a Atlantica na mente dos clientes e hóspedes! No momento, a criatividade vai ter que estar em alta”!

Curto e Não Curto

“O que gosto mais são as oportunidades de fazer diferente! Prestação de serviços, diferente de produto, não é estocável. Então, é necessário acompanhar o mercado, a ocupação dos hotéis e ver onde precisa estar o foco. E ao mesmo tempo, é o mais difícil”! Seria este o seu desgosto? 🙂

Causos da Hotelaria

Apesar de trabalhar com hotelaria, Tatiana nunca esteva na linha de frente, trabalhando diretamente na operação de um hotel. Infelizmente (ou felizmente dependendo da situação), não teve oportunidade de presenciar nenhum causo…

Fica nos devendo essa, hein Tati!

Em poucas palavras…

Idade: Precisa contar???? Na minha idade não se conta mais…. Mas vamos lá vai: 38

Cidade natal: Pindamonhangaba (quem consegue falar sem gaguejar?) 😉chicago fev 13

Uma inspiração: meus pais

Destino favorito: Londres!

Livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes

Tá faltando na hotelaria … comprometimento

Hospitalidade é … acolhimento