Gestão

Protagonista – Fernanda Assis


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A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

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A história deste mês é de Fernanda Assis, que começou na hotelaria brincando de trabalhar em hotel. Agora, a brincadeira ficou séria e em breve abrirá as portas de um hotel boutique em Curitiba, como Gerente Geral do Nomaa Hotel.

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Trajetória

Desde pequena, quando passava as férias em Balneário Camboriú, Fernanda convivia com a hotelaria. Suas duas melhores amigas de infância eram as filhas do proprietário do hotel que ficava em frente da sua casa de praia. Resultado disso? As três desbravavam aquele hotel como ninguém e se divertiam muito. Fernanda adorava brincar de entregar chaves dos apartamentos, com os carrinhos das camareiras, de pega-pega naqueles corredores enormes! Aiaiai…é ou não a alegria de qualquer colaborador de hotel ter que encarar as filhas do dono e suas amiguinhas? #sqn

Além disso, dentro de casa também tinha uma certa inspiração, pois nas horas vagas seu pai trabalhava com turismo, organizando excursões. “Isso sempre me chamou muito a atenção e possibilitou que eu me envolvesse com a parte da organização, de serviços, de deixar tudo preparado para receber bem”.

Na época do vestibular, diz que ficou em dúvida entre psicologia e turismo, mas nunca se arrependeu da escolha que fez. Foi durante a faculdade de turismo que fez estágios em várias áreas, como: operadora de turismo, agência de viagens, hotelaria e Convention Bureau.

A estreia na hotelaria aconteceu no Bourbon Curitiba, como estagiária na área de vendas, passando depois pelos departamentos de recepção e eventos. Teve carteira assinada pra valer na Rede Slavieiro, atuando no departamento de vendas.Premio CSCEV

Foi nessa época que conheceu hotéis de diferentes categorias, participou de implantações de dois empreendimentos e se envolveu com vários departamentos e gerentes gerais com bagagem e características diversas. Isso tudo, somado com a sua curiosidade e envolvimento, possibilitaram a Fernanda um profundo conhecimento do negócio hotel. “E na hotelaria foi onde realmente me encontrei…”

Oportunidade

Para Fernanda, a hotelaria lhe proporcionou muitas coisas boas. Há 13 anos atrás, quando ainda estagiava no departamento de eventos do Hotel Bourbon em Curitiba, conheceu o seu marido. Ahhh, a hotelaria e suas tantas histórias de amor…

Em sua passagem pelo Crowne Plaza, também em Curitiba, teve a oportunidade de fazer excelentes cursos e treinamentos oferecidos pela própria rede IHG (Intercontinental Hotels Group), nas mais diversas áreas – revenue, marketing, gestão de pessoas, entre outras. Para ela, é uma das maiores redes hoteleiras do mundo e oferece um know-how exemplar.

disneyDestaca que a rede também possibilitou que fizesse algumas viagens ao exterior, para participar das convenções de vendas das Américas (Orlando e Las Vegas). “Além da experiência proporcionada em participar de um evento para 5.000 pessoas, exclusiva para funcionários IHG, com uma organização impecável, tudo era pensado como na hotelaria, com o objetivo de facilitar e surpreender os participantes – conteúdo, novidades do mercado e as melhores experiências!”

Mas a oportunidade inesquecível, foi ter o parque da Universal Studios fechado para a convenção e todos os brinquedos/serviços/comidas exclusivos para os participantes do evento…  Fernanda ressalta: “foi uma experiência única!”

Mudanças e Descobertas

Como começou a trabalhar muito jovem, o amadurecimento pessoal e profissional foi acontecendo naturalmente, mas Fernanda quis ressaltar as mudanças que dizem respeito à gestão de pessoas.

Aprendeu a ser menos imediatista, a se colocar no lugar do outro. Como foi muito tempo do departamento de vendas, o “outro” que ela costumava se colocar no lugar era somente o cliente, e com o tempo e vivência aprendeu a ver que tudo tem dois lados.

“Todos devem ser ouvidos e, principalmente, que devemos muito mais ouvir do que falar”.

Aprendeu que dar autonomia à equipe é fundamental para se buscar a excelência, que confiança deve ser a base de qualquer relacionamento e que o tempo pode ser o melhor aliado.

Disse que a maternidade também a mudou muito. Há alguma mãe que discorde dela nesse ponto? 🙂

E é assim que Fernanda finaliza o assunto: “Nossa, se eu for falar do quanto mudei de treze anos pra cá vai faltar espaço…”

Ah, Eu te amo!

Acreditem se quiser, mas foi saindo da área que Fernanda descobriu que a hotelaria era parte de sua vida.

Tudo começou quando fez a pós-graduação em marketing na FAE e sentiu a necessidade de ter experiências em outras áreas além do turismo. Foi então para o mercado e trabalhou em uma multinacional, recebendo até premiação nacional.

Mas, mesmo desempenhando um bom trabalho, Fernanda não tinha o mesmo entusiasmo de quando trabalhava com hotelaria. Clique… foi quando realmente descobriu sua vocação para ser hoteleira.

“Eu já sabia que gostava, mas só depois que saí efetivamente pude ver como somos felizes quando trabalhamos no que gostamos, quando o trabalho nos faz bem”.

Gratidão

Fernanda será sempre grata aos seus pais pela educação e valores que lhe ensinaram e que formaram a base que a fez chegar até aqui.

Apesar de não ter citado nomes, agradece aos seus gestores…

“… que acreditaram em mim e me deram autonomia para realizar meus sonhos, que me permitiram pensar fora da caixinha e fazer a diferença (eles sabem quem são!)”

Também lembrou com carinho das equipes que formou, de cada pessoa que passou por sua gestão, que com características tão distintas, foram responsáveis por uma parte do seu amadurecimento e conhecimento atual. _MG_4130 (2)

Futuro

Neste ponto, Fernanda foi bem direta e focada: “Quero garantir o sucesso do Nomaa, fazer com que ele seja o melhor hotel do Sul do Brasil, o mais concorrido e que sirva de referência para a hotelaria brasileira, que todo profissional de hotelaria queira passar por aqui!”

É, pelo jeito, no futuro não tem ninguém brincando de ser gerente geral, isso foi coisa do passado! 😉

Curto e Não Curto

O que mais gosta é de ter na mão a possibilidade de fazer o dia de alguém melhor, mais leve, dentro dessa loucura que se vive hoje e da possibilidade de estar sempre fazendo coisas diferentes, inovando em produtos, serviços, de fugir da rotina ao atender o mais variado público.

Resolveu pensar alto no quesito não curtir, mas vai que cola…

Ela acha, só acha, que o que menos gosta é da necessidade 24X7 da hotelaria, de não poder desligar o botãozinho nunca.

“Como eu ficaria feliz se os hotéis tivessem a prática de fechar um mês por ano para trabalharmos com férias coletivas, manutenções, não sofrer com baixa ocupação, rs! Não custa sonhar, não é?”

Causos da hotelaria

Uma história que ficou na sua memória foi quando estava de plantão gerencial e receberam um cantor pop internacional, mas com um público bem infanto-juvenil.

Estavam muito acostumados a receber artistas, mesmo os internacionais, inclusive com os procedimentos traçados para esse tipo de cliente – e nesse caso receberam a visita prévia da equipe da segurança que aprovou tudo o que estava programado.

Mas, lógico que o seu plantão não poderia ser tranquilo… No dia da hospedagem do grupo, mesmo a divulgação tendo sido feita que eles estariam em outro hotel e a equipe treinada para falar o mesmo, começou a pipocar adolescentes em frente à recepção do hotel. Em questão de minutos, a rua estava tomada.

“Como já somos acostumados na hotelaria, que a experiência vem com a vivência, tivemos que fazer tudo às pressas: chamar a polícia, contratar grades de proteção e seguranças.”

O inusitado foi ter que negociar com o artista, para que desse uns minutos de seu tempo para as fãs. “A partir de um momento, nossa preocupação não era mais só com a segurança do cantor (que já estava garantida) mas a segurança de todas aquelas meninas que estavam lá na frente do hotel sedentas por atenção.”

Fernanda lembra que tinha gente tentando passar pela entrada de serviços, dentro de porta-malas dos carros de outros hóspedes, passando a madrugada gelada na rua para não perder o lugar e poder tentar ver ou tirar uma foto com o ídolo. Resultado?

“Fiquei as duas noites acordada cuidando dessas fãs e com um final que valeu a pena: todos satisfeitos! Tanto a equipe do cantor quanto do grupo de fãs que me deixaram presentes e cartinhas de agradecimento.”

Em poucas palavras…

Idade: Idade de Cristo (Para quem não sabe, vale a busca para saber quanto é, porque nós não vamos revelar a idade de uma menina!) 😉

Cidade natal: Curitiba

Uma inspiração: Steve Jobs e Silvio Santos

Destino favorito: Impossível escolher entre esses dois – Indonésia e Nova York

Livro favorito: Não consigo citar só um, então lá vai: Se Você não tem Bunda use Laços no Cabelo, Meu Pé de Laranja Lima, O Caçador de Pipas

Tá faltando na hotelaria … Gente buscando fazer a diferença.

Hospitalidade é … Se colocar no lugar da pessoa que está na sua frente e fazer o que você gostaria que fosse feito!