Gestão

Protagonista – Bruno Guimarães


Você está lendo: Protagonista – Bruno Guimarães

A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

***

A história deste mês é de Bruno Guimarães que começou na hotelaria como mensageiro, carregando algumas malas e abrindo portas (mesmo quando não devia! ), e hoje é Diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis.

Protagonista032015

Trajetória

Antes de entrar para a hotelaria, Bruno trabalhou em algumas empresas familiares, vendeu planos de saúde de uma grande operadora nacional e tentou gerenciar o empreendimento no ramo de A&B que o pai administrava.

Eis que em 2001, a Prefeitura de Nova Lima, sua cidade natal, fez um convite ao jovem. A empresa Accor iria inaugurar um empreendimento hoteleiro na cidade e priorizava a contratação de moradores locais. E foi em Agosto do mesmo ano que Bruno carimbou sua carteira de trabalho na hotelaria, como mensageiro do Parthenon Vila da Serra.

Seu sonho não era trabalhar em hotel, mas trabalhar com pessoas e se identificou muito com o segmento. Para ele, na hotelaria tem que gostar de servir e servir bem. Foi daí que veio a sua paixão pela área.

Durante estes anos, recebeu muitas oportunidades profissionais e amadureceu muito como pessoa. A sua trajetória de crescimento na Accor foi bastante significativa, pois de mensageiro passou ao cargo de recepcionista e em pouco tempo assumiu a chefia de recepção no Rio de Janeiro. Foi no Rio que cresceu muito, e relembra que, além do mercado carioca ser muito aquecido e importante, enfrentou muitas dificuldades longe da família.

Oportunidade

Ainda na Accor, recebeu a oportunidade de fazer um curso de inglês no Canadá. O acordo era que ficasse apenas 1 mês, mas Bruno gostou tanto da nova vida que acabou ficando 11 meses em terras canadenses. “Valeu a pena, pois o desafio para vencer a dificuldade do segundo idioma, que era uma deficiência, foi superado”.

DSC00430

Quando retornou ao Brasil, foi trabalhar na Promenade Apart Hotéis, como gerente nacional de marketing e vendas. Para ele, esta fase o ajudou muito como pessoa, pois assumiu novos desafios e atuou em novos mercados. “Até então só havia trabalhado em multinacionais e na Promenade tive um trabalho mais participativo na definição das grandes estratégias da empresa”.

Após 4 anos na Promenade, retornou para Accor, desta vez para assumir como gerente regional de vendas em Minas Gerais, atividade que desempenhou durante um ano.

Foi neste período que Bruno recebeu o convite para participar de um grande projeto chamado Vert Hotéis. A empresa tinha aberto há apenas 3 meses e ele assumiu a posição de gerente nacional de marketing e vendas. Hoje, Bruno já deu mais um passo na sua carreira e ocupa a cadeira de diretor de marketing e vendas Vert.

A presidente da Vert Hot?is, ?rica Drumond, no hotel RAMADA de Lagoa Santa

Mudanças e Descobertas

Para Bruno, a hotelaria mudou tudo na sua vida. Hoje, como hoteleiro, é um ser humano melhor. A empatia de se colocar no lugar do hóspede e aprender como é ficar longe de casa são pontos bastante importantes e que refletem na sua vida pessoal. Academicamente, aprendeu e aperfeiçoou novos idiomas e concluiu dois cursos em importantes instituições. Bruno possui conhecimento em Processos Gerenciais, pela FGV e o Executive MBA pela Fundação Dom Cabral.

Apesar da hotelaria ter proporcionado um crescimento vertiginoso em sua vida, proporcional à ampliação de seus conhecimentos técnicos sobre o mercado, Bruno sabe que não pode parar. “Com o dinamismo que o segmento apresenta, é certo que ainda tenho muitos desafios e muito a aprender como hoteleiro apaixonado pelo que faço”. 🙂

Apesar de tantas descobertas, há dois aspectos que Bruno pensa muito em sua vida…

1) Que turismo ainda tem um longo caminho para atingir. Para ele, a profissionalização do setor passa por diversos fatores nas esferas públicas e privadas, mas necessita ter um foco melhor na capacitação dos profissionais do turismo. A ampliação da cadeia turística de forma integrada, para o real entendimento das necessidades dos turistas que visitam o país, além da necessidade de planejar a longo, médio e curto prazo, no seu entendimento, trazem de fato benefícios para todos os segmentos que gerem exposição e riqueza para o país.

2) Hoje ele procura absorver algumas atividades sem fins lucrativos na sua agenda profissional e pessoal, com o objetivo de deixar um legado para as próximas gerações e promover a inclusão social. “Acredito que devo devolver à sociedade os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos”.

Ah, Eu te amo!

Para Bruno, o momento marcante de sua carreira foi quando recebeu sua primeira promoção e passou de mensageiro à recepcionista. “Um dos motivos apresentados pelo meu líder foi que eu espontaneamente promovia a gentileza através dos meus gestos e me antecipava às necessidades dos clientes sem esperar receber algo em troca”.

A partir deste dia, Bruno teve a certeza que se tornaria um hoteleiro de coração. 🙂

Gratidão

Bruno divide sua gratidão durante estes anos entre algumas pessoas e não teve problema em citar nomes. Parte vai para seu primeiro líder, Hugo Tanure, que segundo ele é um hoteleiro e sempre foi muito mais líder do que chefe.

Lysandra Matsumoto foi lembrada como a responsável por lhe dar a oportunidade de conhecer novos mercados, como o Rio de Janeiro.

Para toda a diretoria da Promenade Apart Hotéis, agradece pela confiança que depositaram em um jovem, de apenas 25 anos na época, delegando grandes responsabilidades e mudanças na empresa.

Érica Drumond e Acácio Pinto levam juntos outra boa parte de sua gratidão, por terem incluído Bruno neste sonho chamado Vert Hotéis, como ele mesmo define.

Futuro

Agora como sócio diretor da Vert Hotéis, Bruno enfrenta outro grande desafio. E como parte de seu futuro, tem que auxiliar a empresa a atingir a meta de ser uma das maiores administradoras hoteleiras do Brasil.

Sem esquecer de promover cada dia mais seus conhecimentos, traça consequências para a sua equipe. “Quero proporcionar aos meus liderados grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional”.

Curto e Não CurtoDSCF4386

Como a hotelaria vende produtos perecíveis e o resultado de hoje não será o mesmo de amanhã, o que mais gosta é o dinamismo. “…a necessidade diária de transformar todo planejamento em realidade”.

Mais tem algo bem importante que Bruno não curte, que é a falta de profissionalismo do segmento como um todo. E não é tudo, também se incomoda com a incapacidade do governo em perceber que o turismo é uma atividade de extrema importância para o crescimento do país.

Causos da hotelaria

Bruno já passou por vários causos durante estes anos. Mas quando questionado, lembrou imediatamente dos seus primeiros passos como mensageiro e da sua inexperiência. Ah, a inexperiência levou a culpa por ele abrir a porta de um quarto que já estava ocupado por um casal.

O que acontecia lá dentro? Ele preferiu não compartilhar e deixar que vocês ativem a imaginação. Aos risos, lembra que nunca na vida tinha fechado uma porta e entrado em um elevador de forma tão rápida!

Em poucas palavras…

Idade: 34 anos 

Cidade natal: Nova Lima

Destinos favoritos: Nova Iorque e Rio de Janeiro

Livro favorito: O Mundo é Plano

Tá faltando na hotelaria … Paixão por servir, vontade de atender bem, vontade de superar a expectativa do cliente, proporcionar o bem às pessoas, pois muitos profissionais da hotelaria estão mecanizados e não conseguem se colocar no lugar do cliente.