Projeto pretende transformar ruas do Brooklyn em zonas sem carros
Um projeto idealizado pelo Downtown Brooklyn Partnership (DBP) pretende transformar quase 20 ruas do Brooklyn em áreas sem carros e com foco no bem-estar dos pedestres.
De acordo com o projeto, as ruas seriam transformadas em espaços públicos compartilhados e com mais áreas verdes.
Trabalhando em parceria com o NYC DOT, NYC Parks e um comitê de direção de mais de 50 membros, o DBP está desenvolvendo um plano que transforma o Downtown Brooklyn em um “líder” em toda a cidade quando o assunto é recuperação de ruas para maior uso de pedestres e na criação de espaços públicos que priorizem as pessoas e o meio ambiente.
Segundo o DBP, as ruas, como estão agora, não atendem às necessidades de pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo, e por isso o replanejamento é fundamental.
Além disso, os idealizadores do projeto afirmam que a pandemia ressaltou a necessidade de priorizar espaços públicos e verdes para pessoas ao invés de carros.
Entre as iniciativas propostas pelo projeto estão: repaginar a Adams Street como uma ciclistas possam trafegar com mais segurança para Manhattan; o plantio de mil novas árvores e a incorporação de paredes verdes e jardins verticais para melhorar a qualidade do ar.
Cobrindo quase 20 ruas, a iniciativa também imagina calçadas mais largas e ruas menos compartilhadas com carros. Ainda não há uma previsão de quando o projeto deve ser colocado em prática, mas continuaremos observando esta iniciativa.