Plum: dispenser de vinhos conquista o Vale do Silício
A situação: você entra no seu quarto de hotel depois de uma reunião de negócios. Tudo o que você quer é tomar uma taça de vinho enquanto observa as notícias da noite. O problema: você não quer abrir uma garrafa inteira e o serviço de quarto levará 45 minutos para lhe trazer uma taça do vinho da casa.
Um número crescente de hotéis encontrou uma solução para este dilema generalizado: Plum. Do tamanho de uma máquina de café espresso, a novidade preserva duas garrafas de vinho abertas por semanas com a temperatura de serviço perfeita e permite tirar uma taça apenas com um toque.
Uma tela sensível ao toque fornece muitas informações sobre o vinho, notas de prova e até mesmo um passeio virtual pela adega, se desejar. A tecnologia usa agulhas de duplo núcleo para perfurar as rolhas dos frascos e depois injetar gás argônio para preservar o vinho.
O primeiro hotel a oferecer o serviço foi o Four Seasons Silicon Valley, onde o ritmo é rápido e a clientela aproveita as últimas novidades de alta tecnologia. Disponível apenas em suas suítes, a previsão é que todos os quartos tenham o equipamento até o final de 2018.
Plum também controla automaticamente a quantidade de vinho consumida, adicionando o custo total à conta do hotel e até avisa a administração quando é hora de substituir as garrafas.
Até agora, o maior problema do equipamento é sua aparência. Quando os hóspedes fizeram check-out no Four Seasons, alguns foram questionados por que eles não experimentaram um taça de vinho na sauíte. Eles responderam que tinham pensado que era um purificador de ar.
Talvez Plum precise incluir um alerta de voz que ofereça aos hóspedes uma taça de vinho assim que entrarem no apartamento.