Placas de indução modificam os designs das cozinhas do futuro
Os elementos padrões das cozinhas comerciais, com seus fogões industriais e grandes exaustores, estão desaparecendo dos melhores restaurantes do mundo. Em vez disso, uma sala comprida cheia de mesas de aço inoxidável e apenas um par de placas de indução – uma base magnética que não gera calor ambiente – perece ser a grande tendência.
As placas de indução estão chegando também nas residências, graças a um estúdio de design de produtos com sede em Turim, que desenvolveu um conceito para a fabricante de eletrodomésticos Fabita que parece fundamentalmente ajudar a reimaginar o design das cozinhas de todo o mundo.
Apelidado de Ordine, o par de queimadores de indução é rodeado em cobre e projetado para parecerem elegantes pendurados na parede. Quando é hora de cozinhar, você pega um, coloca no balcão e aquece a sua panela.
Ele dá ao usuário a possibilidade de organizar o espaço da cozinha com base nas necessidades de qualquer momento, especialmente para espaços pequenos ou para copas de escritório, por exemplo, onde é necessário ter algo que não seja um fogão ocupando um grande espaço.
As placas já são populares em muitos restaurantes – e até algumas residências – mas, Ordine se destaca pela beleza e pela experiência do usuário. Ele economiza espaço no balcão quando não está em uso, mas ainda decora sua cozinha como um pequeno ornamento.
A Fabita contratou a Adriano Design especificamente para fazer com que as pessoas pensassem sobre suas principais tecnologias de forma diferente, e para ajudar a marca a lançar sua própria linha de eletrodomésticos, em vez de apenas fabricá-las para outras marcas como faz hoje. Ordino ainda não existe como um produto, mas está sendo desenvolvido para produção no segundo semestre de 2019.