Pague pelo peso na Samoa Air
Teve quem achou que era pegadinha do 1˚ de abril, mas não é. A Samoa Air já está cobrando seus clientes pelo peso! A fórmula é o peso da bagagem + peso do passageiro e para cada quilograma, um valor entre U$ 1 e U$ 4,16 – de acordo com a distância da viagem. Na hora da compra o passageiro informa seu peso, mas no aeroporto será pesado para garantir a veracidade da informação. A curiosidade agora é saber se vão usar a mesma balança das bagagens para pesar pessoas, seria estranho não é? É possível que muita gente passe a evitar a cia aérea por causa disso.
O CEO da Samoa Air fez todo um discurso de que isso iria ajudar na conscientização em relação à saúde dos passageiros, mas a verdade é que a empresa tem aeronaves pequenas em que o peso durante os pousos e decolagens faz muita diferença. O legal é que beneficia pais com filhos, que pagarão bem menos pelos assentos das crianças. Você pode calcular quanto pagaria na calculadora da Samoa Air, aqui.
Se o critério fosse saúde, seria mais justo se basear no colesterol ou algo assim. Enquanto isso no Brasil, nós continuamos torcendo para que não cobrem pela utlização do banheiro ou das máscaras de oxigênio 😉
Informações via BBC.