Viagens

Oceangate Expeditions lança mergulhos científicos sobre o Titanic


Você está lendo: Oceangate Expeditions lança mergulhos científicos sobre o Titanic

Marcando os 100 anos desde o naufrágio do RMS Titanic, a Oceangate Expeditions, uma empresa de exploração científica, decidiu lançar a experiência de mergulhos em seus destroços.

Em 2021 a empresa realizou um mergulho inaugural próximo ao local do naufrágio e agora, em 2022, anunciou a realização de mais cinco expedições ao Titanic com sua equipe de exploradores submarinos, pesquisadores, cineastas e cientistas – antes que os destroços se corroam para sempre – estimado para 2037.

A Oceangate está convidando exploradores curiosos para o passeio dentro de seu submersível Titan com capacidade para cinco pessoas, que pode viajar a profundidades de até 4.000 metros abaixo do nível do mar para coletar dados, capturar conteúdo de filmes e testar inovações em hardware e software em alto mar.

Apresentando a maior porta de visualização de qualquer submersível de mergulho profundo, várias câmeras externas 4K e um sistema de navegação por sonar de última geração, o Titan está equipado para coletar o máximo de dados possível sobre o naufrágio do navio – e os passageiros que se juntarem às expedições terão um papel ativo apoiando o pesquisador a bordo em sua missão de trazer de volta novas descobertas.

Expedições como essa fornecem informações vitais sobre a condição atual do naufrágio e sua taxa de deterioração, causada por bactérias e correntes submarinas que vêm erodindo constantemente o navio ao longo do século passado.

Os viajantes que participarem dos mergulhos estarão envolvidos na varredura do naufrágio e de seu campo de destroços usando o sonar multifeixe do Titan, varredura a laser e tecnologia fotogramétrica, capturando dados e imagens para estudo científico, documentando a condição do naufrágio com fotos e vídeos e comparando a flora e fauna que habitam o navio com dados de expedições anteriores para acessar mudanças no habitat marítimo.

Cada missão compreenderá cinco mergulhos, com cada mergulho com duração de dez horas. A Oceangate também está planejando novas expedições ao local em 2023.