Gastronomia

O projeto de jardinagem arrojado da Ikea


Você está lendo: O projeto de jardinagem arrojado da Ikea

A gigante do varejo tem dado foco em levar a agricultura urbana para o próximo nível. Começando por si mesmo, a Ikea está usando técnicas agrícolas urbanas em suas próprias lojas, para cultivar hortas em contêineres com a intenção de usar esses produtos hiperlocais nos restaurantes da loja.

O nome do experimento apresentado em Londres, em conjunto com o designer Tom Dixon, é Gardening Save the World. E há um objetivo ousado sobre como fazer isso: em um futuro próximo, as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos podem cultivar seu próprio alimento em cozinhas e telhados com consumo mínimo de energia e pegada de carbono próxima de zero.

Embora a empresa sueca já tenha algumas unidades de cultivo domésticas em seu catálogo, o novo projeto inclui bandejas hidropônicas indicadas para cultivar folhas e ervas em pequenos espaços. A ideia de cultivar vegetais em sua casa é uma maneira de melhorar sua própria vida e reduzir as emissões que vêm com a agricultura de larga escala.

Os novos produtos do Ikea oferecem duas opções de jardinagem: uma cerca modular elevada com para plantas comestíveis e medicinais e um jardim fechado alimentado por sistemas hidropônicos e iluminação controlável. Os dois níveis juntos hospedam mais de 4.000 plantas.

A instalação é projetada para mostrar a tecnologia aliada ao design, com o objetivo de retribuir às cidades e criar paisagens produtivas dentro das zonas urbanas.