PONTO DE VISTA – Nossa bandeira por eventos mais relevantes!
Na época onde o conhecimento está totalmente disponível e o Google responde quase tudo aquilo que a gente precisa saber, por que mesmo continuam existindo tantos eventos, congressos, simpósios, fóruns, workshops e treinamentos? Porque o conhecimento só faz sentido quando compartilhado, discutido, questionado, aplicado e colocado à prova.
Apesar da vasta lista de eventos de turismo, hotelaria e gastronomia que acontecem anualmente no nosso país, continuamos encontrando participantes insatisfeitos, com a percepção de que o evento não agregou valor e que o melhor saldo daqueles dias foi ter encontrado com os amigos e as pessoas do trade e colocado o papo em dia.
Os organizadores do evento investem em estrutura, convidam as figuras importantes para estar no palco (e assim garantir alguns nomes de peso do segmento confirmados para a data) e correm desesperadamente para vender patrocínios e convencer as pessoas a participar.
E a gente se pergunta: qual foi o saldo dos últimos eventos? Fechou negócios? Discutiu alguma coisa que agregou valor? A maioria das respostas são negativas, mas o mesmo grupo de pessoas continua frequentando palco e plateia destes mesmos eventos, sorrindo para os fotógrafos e alimentando os sites que publicam mais notas sociais que conteúdo.
Em épocas de manifestações, queremos levantar a bandeira por eventos mais relevantes, onde:
✓ os participantes subam ao palco para debater e realmente debatam (e não fiquem alimentando a política da boa vizinhança e somente fazendo propaganda das suas empresas),
✓ casos de sucesso e insucesso sejam compartilhados de forma clara e transparente (você contando ou não, o seu concorrente saberá da sua estratégia!) e,
✓ rodadas de negócio estruturadas (lugar certo para fazer propaganda da sua empresa) sejam promovidas!
As tendências de consumo são claras: transparência, relevância e experiência única! E aí me coloco a refletir: mesmo assim, as pessoas continuarão se reunindo nestes eventos? Acredito que sim pois o ser humano (e nós do turismo) gosta de socializar, conversar e encontrar as pessoas. Mas se for para isto vamos promover jantares! Evento que tenha o propósito de gerar conhecimento precisa convidar gente disposta ao debate e comprometida com o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Temos muito trabalho pela frente: desenvolver e profissionalizar a gestão, qualificar a nossa mão de obra, repensar as formas do negócio hoteleiro, melhorar as estruturas de apoio ao turismo, entre tantas outras. O papel dos eventos deve ser de contribuir com estes desafios e agregar valor ao desenvolvimento turístico. Para encher linguiça não precisamos nos reunir, cada um pode cuidar da sua!
Ah, e se pudéssemos prever o futuro? Ou melhor, se pudéssemos construir o futuro? Opa, nós podemos! Então vamos lá. Nos nossos planos, os eventos do futuro são assim:
– tem propósito e objetivos claros e são focados em cumpri-los;
– são bem organizados e divertidos;
– reúnem soluções para as principais necessidades do público;
– promovem discussões de alto nível que proporcionam reflexões e ações concretas;
– trazem o poder público para apoiar, dar respostas e entender a realidade do mercado;
– colocam compradores e vendedores relevantes em contato;
– e by the way, você encontra com amigos e colegas que sempre geram um bom papo!
Está hasteada a nossa bandeira por relevância de conteúdo, geração de negócios e ação pelo desenvolvimento do turismo nos nossos eventos! Se você concorda, compartilhe!