Gastronomia

Móveis criados a partir de conchas e penas descartadas da indústria de alimentos


Você está lendo: Móveis criados a partir de conchas e penas descartadas da indústria de alimentos

A designer britânico Bethan Gray juntou-se à Nature Squared, especialista em superfícies naturais, para criar uma coleção de móveis iridescentes revestidos de materiais remanescentes de frutos do mar e de granjas.

A coleção de móveis, chamada de Exploring Eden, inclui prateleiras, cadeiras, bancos e mesas feitas de subprodutos, como penas e conchas que seriam descartadas. Gray aproveitou as qualidades peroladas e iridescentes dos insumos para dar a cada uma das peças de mobiliário um padrão e cor únicos.

A Nature Squared é a união entre o mundo natural e a inovação técnica. A natureza oferece um amplo portfólio de materiais, que vão do mundano ao incomum. Alguns de seus projetos contam com elementos básicos, como casca de ovo, sementes e couro – todos de origem sustentável. Os mestres artesãos transformam os materiais em objetos de luxo que derivam da natureza, preservando ao mesmo tempo habilidades e qualidade valiosas do patrimônio.

As conchas desta coleção, são adquiridas diretamente de comunidades de pescadores filipinos, que coletam os frutos do mar e os estocam, descartando as conchas. Já as penas de faisão e ganso são descartadas da indústria avícola britânica. Enquanto o ganso é amplamente conhecido por seu uso em roupas de cama, as penas de faisão são vendidosa com menos facilidade.

Quanto mais o design encontra um mercado para o que produzem, mais criam um círculo virtuoso de empregos, além da valorização de materiais que atualmente são vistos como desperdício.