Gastronomia

Menu de hoje: insetos


Você está lendo: Menu de hoje: insetos

Há tempos que vemos chefs de cozinha falando sobre a utilização de insetos, mas por enquanto isso se limita aos restaurantes de alta gastronomia. A prática já é comum em alguns países, porém muitas culturas ocidentais torcem o nariz para a possibilidade. Acontece que no último ano, vários restaurantes franceses aderiram à ideia e a tendência é que em 2014 os bichinhos apareçam ainda mais nos menus europeus!

Aliás, é na França que já existem duas lojas especializadas no assunto. Dá para comprar 100 gramas de besouro para fazer à milanesa ou como quiser. E para quem procurar algo mais gourmet pode escolher entre os pães de cebola e larva, macarons de insetos sortidos ou então chocolates de grilo. E que fique claro: os animais utilizados foram criados especialmente para este fim e possuem uma alimentação muito saudável.

O principal fator que alavanca esta tendência é o fato de que a criação de insetos tem impacto ambiental mais baixo que outras, como as de gado e frango. Além disso, é uma boa fonte de proteína e que dificilmente entrará em extinção (como tem acontecido com alguns peixes).

Será que em breve trocaremos o pacote de salgadinho de milho por algumas baratinhas crocantes?  😀pirulito-de-gafanhoto

grilo-barbecue

macarons-de-inseto

chocolate-de-inseto

Visite o site das lojas francesas aqui e aqui