Japão faz redesenho de pictogramas para melhorar comunicação com turistas
Pensando nos Jogos Olímpicos de 2020, Tóquio lança 18 símbolos universais.
Quem já foi para o Japão deve ter percebido que a comunicação visual das ruas não é tão fácil de entender. Um dos exemplos mais famosos é o símbolo de uma suástica que significa um templo budista. Quem não sabe disso, provavelmente pense que se trata de algum lugar relacionado ao nazismo.
Outro símbolo que “confunde” a cabeça das pessoas que viajam para lá, é o H com um circulo em volta, que muitos pensam que se trata de hospitais ou hotéis, mas é o símbolo do metrô de Tóquio.
Para os japoneses, esses ícones e pictogramas fazem sentido para eles, mas para os turistas, é bem confuso. Pensando nisso, Tóquio resolveu se preparar para a comunicação durante os Jogos Olímpicos de 2020 e redesenhou 18 ícones que tem o objetivo de serem entendidos universalmente.
Para ter acesso a lista inteira de mudanças, eles disponibilizaram um PDF com todo o conteúdo, explicando o significado de cada desenho e como foi conduzida as mudanças (a parte em inglês começa na página 77).