Hospedagem na favela
Não é de hoje que quartos e casas na favela são uma opção de hospedagem no Rio de Janeiro. Em tempos de diárias com aumento de 600%, isto fica ainda mais atraente para estrangeiros com orçamentos mais restritos – ou simplesmente para aqueles que querem viver uma experiência mais verdadeira no “país do futebol”.
Foi noticiado hoje pelo The Guardian as diversas alternativas que os turistas podem encontrar. Além de dados que mostram os preços fora do comum, a matéria expõe depoimentos de pessoas garantindo que há segurança nas áreas com oferta de hospedagem (tanto no Rio como em Salvador). Também vale comentar, que todas as opções mencionadas no artigo são amparadas por alguma ONG ou projeto estrangeiro, o que acaba passando mais credibilidade.
A matéria apresenta um projeto que foi colocado no Indiegogo para reservas de quartos no Vidigal e na Rocinha: 100 apartamentos reservados em menos de 60 dias. Por apenas 100 dólares era possível garantir uma suíte por 7 noites.
Além disso, fica bem claro que a hospedagem na favela também é uma ação social, já que ajudará na renda destes moradores que têm se preparado para receber os turistas. Há o exemplo de Mary Santos da Silva, que planeja construir um novo piso em sua casa com os ganhos da Copa.
Os argumentos apresentam a hospedagem na favela como uma experiência mais original, mas por muito menos. Que tal?
Leia na íntegra aqui.