GO TRENDY: Transparência Total
Este é o sexto post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.
A TENDÊNCIA: Transparência Total
DEFINIÇÃO: O nome já diz tudo: transparência, mostre t-u-d-o. Até porque se você não mostrar, o cliente vai encontrar um jeito de descobrir! E diríamos mais … não só o cliente, mas o POVO!
O novo consumidor está sempre conectado e usa esta conexão a seu favor, como quando faz compras e realiza consultas online para comparar preços. Não somente os preços, mas antes de fazer sua escolha também busca informações em relação à conduta ética das empresas. É melhor que ele saiba pela sua empresa do que pelo boca a boca, não é? Então vamos lá, se joga na transparência!
COMO ESTÁ SENDO APLICADO?
1) Política
Em tempos de protestos, até mesmo nossa presidenta aplicou a tendência da transparência total: permitiu a transmissão ao vivo de sua seríssima reunião com os prefeitos das principais cidades do país para discutir a possibilidade da reforma política. Também lembramos dos aviões da FAB, pois agora é possível acompanhar as informações em relação aos voos realizados por cada aeronave.
2) Shoot the Shit
O Shoot the Shit é uma iniciativa coletiva que realiza intervenções urbanas para alertar as pessoas sobre os problemas da cidade. Começou em Porto Alegre, mas um dos projetos já está se espalhando pelo Brasil, o “Que ônibus passa aqui?”. O objetivo é sinalizar os pontos de ônibus para informar que linhas passam lá, visto que em muitas cidades esta informação é inexistente! A informação pode ser colocada por qualquer passante em um adesivo que fica colado no ponto de ônibus. Informação para todos e por todos!
3) Gerenciamento de crise
Existem vários exemplos de empresas que “deram a volta por cima” com muita transparência. Um deles é o FedEx, que após a viralização de um vídeo em que um funcionário aparecia arremessando uma encomenda por cima do portão, se redimiu pelo mesmo canal (YouTube). Em menos de 2 dias, foi publicado um vídeo com o vice-presidente da empresa pedindo desculpas e concordando que a atitude foi inaceitável. Well done!
APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE
1) Resenhas de sites terceiros no próprio site da empresa
Algumas redes hoteleiras já integraram seus sites com portais de resenhas, como o TripAdvisor. Um exemplo disso é Four Seasons, que logo na primeira página do hotel mostra as resenhas e também comentários de clientes feitos no Facebook e Twitter. Já na Starwood, existe um sistema próprio de avaliação no site que mostra a performance dos hotéis. Você é bom? Então não há o que temer!
2) Kimitachi Sushi
A marca trabalha apenas com o sistema de entrega. Pelo site da empresa é possível acompanhar o pedido: uma câmera ao vivo transmite as imagens da cozinha e mostram todo o processo de produção. Afinal, se está tudo de acordo com o que foi prometido, porque esconder?
3) Taxas de companhias aéreas
“Custa tantos reais + taxas“, você com certeza já ouviu muito isso! Mas que taxas são essas? O que está sendo cobrado? Não há nada abusivo? A partir disso, muita gente nos Estados Unidos pediu transparência na comercialização das passagens, pois algumas divulgam as taxas somente no final da compra, o que confunde a comparação de preços. Muitas companhias já estão se adaptando à solicitação, como é o caso da United, porém outras ainda não e estão sendo boicotadas. Algumas iniciativas reúnem abaixo-assinados para padronizar a divulgação de preços e taxas para que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra.
COMO APLICAR?
– Facilite o acesso à informação sobre produtos e serviços de sua empresa: características, preços, detalhes, cadeia produtiva e “perguntas frequentes”.
– Esteja presente nas redes sociais e responda ali mesmo! Sabe aquela máxima de não deixar o cliente sem resposta? Então, nas redes sociais funciona da mesma forma! Responda ao seu “seguidor” ou “fã” através do mesmo meio em que ele te abordou.
– Use todas as redes sociais que façam sentido para o seu negócio de forma inteligente. Analise as características de cada uma delas e estabeleça as estratégias.
– Ah! E compartilhe informações honestas e corretas com a sua cesta competitiva. Informação é fundamental para a gestão do negócio. O que cada empresa fará com esta informação é que define sua competência!
* A foto de capa é do fotógrafo Spencer Tunick conhecido por tirar fotos de pessoas nuas pelo mundo inteiro. O propósito vai além da nudez ou sexualidade, o objetivo é alertar o mundo para alguma causa/condição humana ou ambiental.