GO TRENDY: Status Responsável


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Este é o terceiro post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.

A TENDÊNCIA: Status Responsável

DEFINIÇÃO: Desde que o mundo é mundo, a imagem é essencial para uma pessoa ou negócio. É através do reconhecimento da imagem que se gera status e desta forma muita gente se sente querida, desejada e reconhecida. Porém, hoje, o consumidor não perdoa imagem sem conteúdo e também espera se promover através das marcas que trabalham seu status responsável – seja ambiental ou social e claro, no ambiente virtual e real. Em outras palavras, valorizam-se empresas e marcas que através de seus produtos e serviços genuinamente responsáveis ambiental e socialmente, promovam o status de seus clientes, como consumidores conscientes.

COMO ESTÁ SENDO APLICADO? 

Hoje em dia, muitas empresas têm em seu site uma página ou ação de “responsabilidade social e ambiental” e isso é importante, mas entenda que a ação, produto ou serviço realmente devem causar um impacto positivo no mundo ou simplesmente no entorno do negócio. Lembre-se que o cliente quer levar com o consumo daquele bem, seu status de consumidor consciente e se isso puder ser compartilhado na vida on e offline, melhor ainda Vamos ver alguns exemplos?

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1) Leitura Alimenta

O projeto foi idealizado pela Livraria da Vila e Cesta Nobre (cestas básicas) e tem o objetivo de criar o hábito da leitura em pessoas com acesso restrito aos livros. As pessoas são convidadas a doarem os livros que já foram lidos (ou estão esquecidos) para que sejam entregues junto às cestas básicas distribuídas para famílias por todo o Brasil. Quem doa, é incentivado a registrar o momento com foto no Instagram e a hashtag #leituraalimenta.

2) EcoBike Courier

É uma empresa de entregas que não tem motoboys, mas sim, ciclistas! Entregas sustentáveis, visto que não há emissão de gás carbônico. O site da empresa mostra que a poluição evitada até hoje já é de quase 7 toneladas de CO2! A lista de clientes fica disponível no site e os entregadores estão sempre identificados: status responsável em 2 rodas 🙂

3) Natura Ekos

Ingredientes locais também são bem vistos no mundos dos cosméticos! Os produtos desta linha da Natura são desenvolvidos em parceria com comunidades rurais e possuem na composição, ingredientes cultivados em solo brasileiro, como andiroba, cacau, mate verde e castanha. Uma iniciativa sustentável, pois visa desenvolvimento econômico das comunidades e valoriza o que é local. Ao consumir um desses produtos, o consumidor também compra responsabilidade social e ambiental.

APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE:

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1) Element Hotels

O status responsável está presente em muitos elementos do conceito da marca: ambientes inspirados pela natureza e construídos com uso consciente do espaço, como ventilação e iluminação natural. As campanhas incentivam atividades ao ar livre e o contato com o meio ambiente, mas mais do que isso: enquanto hospedado é possível alugar bicicletas ou recarregar seu carro elétrico nas estações oferecidas pelo hotel. Além disso, no fitness center, é possível pedalar em uma bicicleta ergométrica que gera energia para carregar tablets e smartphones!

 2)  The Hermitage Hotel 

O hotel em Nashville adquiriu uma fazenda para cultivar seus próprios legumes e vegetais. Grande parte dos ingredientes que compõem os pratos do hotel são frescos e sem qualquer conservante! Aproveitando a fama, o hotel está pensando em lançar sua própria marca de milho para colocar no mercado.

3) Global Soap Project

Vários hotéis da América do Norte já se uniram ao projeto que tem como objetivo reciclar aquele restinho de sabonete que fica em cada hospedagem. Os sabonetes são desinfetados e transformados em novas barras que são doadas às comunidades que possuem acesso limitado ao item básico de higiene. 29 países são assistidos pelo projeto! Vale lembrar que não recomendamos tentar isso em casa, pois para garantir a higiene há todo um processo profissional de desinfecção.  Nos hotéis, os hóspedes são informados do destino destes sabonetes, garantido assim o status responsável do hotel associado.

Tem muita gente na vibe do status responsável e toda semana apresentamos exemplos por aqui, reveja: W Hotels – Charity Water e Human Rights Campaign, Hyatt e Four Seasons no Dia da Terra e os elefantes bem cuidados na Tailândia. Além de iniciativas como Instituto Atá e Emiliano Market Day.

COMO APLICAR?

– Adote um programa de responsabilidade social verdadeiro e que faça sentido ao seu negócio. Mas antes de ajudar quem está fora, verifique se seu cliente interno tem alguma necessidade!

– Crie ações online ou “compartilháveis” que reforcem a boa imagem do seu cliente. Permita que ele divida na web as medidas responsáveis dentro do seu estabelecimento: um aplicativo que mostra o quanto ele foi sustentável durante a hospedagem, um certificado online, uma plaquinha que indica um prato de ingredientes orgânicos, um brinde de agradecimento pela ajuda na campanha em que o negócio está engajado e etc.

– Seja verdadeiramente ecológico em pequenas ações concretas (pendurar a toalha já era, como falamos aqui.) Que tal começar pelo básico, suas licenças ambientais e separação do lixo estão em dia?

– Achados & Perdidos: o que você faz com os itens que nunca são procurados pelos hóspedes? Por favor, não descarte no lixo! Que tal realizar um bazar e doar o que foi arrecadado para uma instituição local? 2 vezes sustentável!