GO TRENDY: Sociedade dos Sonhos


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Este é o nosso primeiro post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicações  para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.

A TENDÊNCIA: Sociedade dos Sonhos.

DEFINIÇÃO: Hoje já não basta atender as necessidades do consumidor. É necessário atender seus anseios mais profundos, passageiros e peculiares. E isso (nem sempre) está atrelado a excessos, mas sim à vontade que o ser humano tem de viver experiências únicas e realizar sonhos.

COMO ESTÁ SENDO APLICADO? 

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A aplicação desta tendência para produtos e serviços é usada principalmente como estratégia de marketing, mas também pode ser utilizada na experiência do cliente. Até na arte podemos ver aplicação desta tendência, entenda:

1) Boticário

Para quem desembarca no aeroporto de Curitiba há um corredor de 40 metros que leva até a esteira de bagagem. A adesivagem deste corredor está sempre mudando e atualmente o espaço pertence ao Boticário. Além da comunicação visual, há sempre uma música agradável e o cheiro suave de algum perfume da marca. Quantas relações, mesmo que inconscientes, o cérebro deve fazer? São quase todos os sentido aguçados! Confira aqui um tour 360º.

2) Splash

Bom, este lugar é todo trabalhado na tendência! Mas falando de Sociedade dos Sonhos, a lavanderia de auto-serviço inova no ambiente e  serviços oferecidos. Lavar roupa é uma atividade chata para muita gente, porém a Splash caprichou no design das máquinas e na iluminação do local. Além disso tem uma área de entretenimento para o tempo de espera ser mais relaxante. De atividade chata para uma agradável experiência!

3) Brasil na Bienal de Veneza

Para o “sonho” acontecer, precisa-se de experiência e interação. Na Bienal de Veneza no ano passado, o Brasil foi representado pelo Studio MK27  com o projeto “Riposatevi” – repousa-te em italiano. Redes e violões estavam à disposição dos visitantes que quisessem descansar o corpo ou a mente. Arte moderna, bem brasileira e com experiência para o espectador.

APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE:

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  1) Four Seasons

Além da experiência de se hospedar no hotel, o Four Seasons também mostra aos clientes as experiências que podem ser vividas no destino. Com uma página dedicada somente a estas possibilidades, a rede descreve cada um destes sonhos: mergulho nas Maldivas, dirigir um Rolls Royce em Paris e passeio com elefantes. Talvez a diária do hotel não tenha convencido o cliente, mas a Four Seasons conquista pelo sonho da experiência. Falamos de uma destas experiências aqui.

2) Sleeping Around

O hotel é um contêiner que muda de lugar na Antuérpia. O hóspede faz a reserva e é avisado na data de check-in sobre qual será a localização do hotel durante sua estada. Por ter um tamanho reduzido, acaba cabendo em vários lugares, garantindo uma experiência inusitada ao hóspede.

3) Hotéis Cheap & Chic 

Todos adoram os cheap & chic. E não é por menos … são pura tendência! Já passou do tempo que hospedagem era só cama e banho, na Sociedade dos Sonhos os hóspedes querem mais:  design, uma comunicação visual divertida, praticidade e isso com preço justo! Estes hotéis não ostentam luxo e maçanetas douradas, mas atendem as expectativas do hóspede que busca experiência de hospedagem cool. Falamos de um deles aqui.

4) Restaurantes underground

Motivados pela vontade de compartilhar a mesa, alguns chefs e apaixonados por cozinhar abrem suas casas para desconhecidos. O jantar é servido na mesa de jantar da casa, com a louça e talheres que o dono possui. Os comensais dividem a mesa com outras pessoas que tem a mesma paixão: comida e boa conversa. É muito procurado por turistas que buscam viver uma experiência verdadeiramente local. Para participar, somente com agendamento, o que torna a experiência ainda mais exclusiva. No Brasil, um exemplo é o Mais Sabor, Por Favor e em Buenos Aires, o Salt Shaker.

COMO APLICAR?

Não precisa agendar uma reforma no hotel, você pode começar a aplicar esta tendência em pequenas coisas, mas que fazem a diferença. Muito importante é garantir que o sonho do seu cliente não seja frustrado, então garantir a entrega vale mais que qualquer outra atitude.

– Use os espaços do empreendimento para proporcionar momentos únicos: o fitness center não precisa estar sempre com TV ligada na novela das 21h, que tal um DJ? E o check in não precisa ser o momento chato do cadastro, receba o hóspede com alguma cortesia. De que forma os 5 sentidos do cliente pode ser aguçado enquanto ele espera por uma mesa? Surpreenda!

– Inove na comunicação. Seja divertido e criativo no serviço VIP, ao atender o telefone, na apresentação do prato e na comunicação visual como um todo.

– Analise seu destino e o entorno: que experiências o hóspede pode viver por lá? Valorize as experiências locais e únicas. Mostre isso para ele através do seu site ou mídia social.

– Você usa imagens do destino para promover seu hotel? Garanta que sua equipe está informada para auxiliar o hóspede em tours e visitas. Ele será grato ao hotel ou rede que o ajudou a realizar um sonho.

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Tapete do CitizenM diz “belos sapatos” // Condimentos do Water Bar da loja Colette em forma de “crayons” e instruções para o cliente se divertir. (clique para aumentar)