GO TRENDY: Que luxo!


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Este é o oitavo post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.

TENDÊNCIA: Que luxo!

DEFINIÇÃO: Já falamos de luxo por aqui, mas apesar de muitas marcas continuarem sendo associações poderosas ao conceito de luxo, na atualidade, o chamado novo luxo é tudo aquilo que nos é precioso, como o tempo, o silêncio, a desconexão, apenas para citar alguns exemplos.

É claro que o status gerado por exibir o mais caro, o maior, mais feliz e o mais novo continua sendo apreciado e não é à toa que o Facebook está cheio de fotos de gente compartilhando as suas mais diversas experiências, tentando parecer único em algum aspecto. Por outro lado, é cada vez mais valorizado o momento de relaxamento, a tranquilidade, a desconexão com o agito das grandes cidades e a conexão espiritual. Mas contribuir para que os hóspedes tenham momentos como estes não é uma tarefa exclusiva dos spas e hotéis de lazer!

COMO ESTÁ SENDO APLICADO?

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1) Banco livre de Wi-Fi

No início do ano a Kit Kat patrocinou um banco de praça livre de Wi-Fi! A ideia era que os usuários dessem uma pausa nas redes sociais e aproveitassem para ler, conversar e se desintoxicar do mundo virtual. O banco continha um bloqueador de sinal que atuava em um raio de 5 metros, assim todo o entorno estaria na mesma situação – sem receber notificações e e-mails!

2) Coleção “Timestrings” Valentino

A Valentino lançou uma coleção de sapatos chamada “Timestrings” em que cada modelo de sapato levava uma anotação, feita à mão, com o tempo exato que levou para ser produzido. Por exemplo, uma sandália da coleção levou 47 horas, 41 minutos e 50 segundos para ficar pronta! A marca afirmou que “tempo é o novo luxo” e que estarão sempre fortemente relacionados. O diretor criativo da grife comentou que saber quanto tempo leva torna o produto parte de um processo cultural – e o que fica nas entrelinhas é: pode-se cobrar mais por isso.

3) Cochilódromo

Minutos de relaxamento são um luxo na correria do dia a dia! Saiba que uma pausa para um cochilo depois do almoço traz benefícios incríveis, por isso a existência do cochilódromo. O “Cochilo” foi o primeiro chochilódromo no agito da cidade de de São Paulo. Para cada cliente, uma cabine acústica com som relaxante e luz especial. No fim do sono (que pode durar de 15 a 60 minutos), o cliente recebe um cafezinho e pode voltar ao trabalho. Mais descanso, mais produtividade!

APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE

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1) Hotel Korpikartano

A aurora boreal por si só já é um fenômeno da natureza muito exclusivo e presenciá-la é uma experiência que envolve vários sentidos! Um deles é a audição, ainda que existam contradições, os sons da aurora podem ser escutados em locais de silêncio e paz. O Hotel Korpikartano, apesar de simples em estrutura, localiza-se em local retirado e garante aos hóspedes todo o silêncio necessário para que a experiência seja aproveitada ao máximo! O hotel não vende apenas diárias, mas sim silêncio com experiência.

2) Camp Grounded

Camp Grounded é um acampamento all-inclusive de 4 dias para adultos na Califórnia – tudo incluso, menos a internet! O objetivo é que seja um momento de desintoxicação digital. Gadgets proibidos!

O acampamento segue os moldes daqueles realizados em 1970 em que os participantes “voltam a ser crianças e celebram a vida”. Segundo a descrição, o que importa não é o dinheiro, mas sim a auto expressão, amizade, liberdade e memórias.

3) Lapinha Spa

Inaugurada em 1972 e pioneira na medicina naturista no país, este local e seus 7 pilares fundamentais representam melhor que tudo o conceito do novo luxo. É a desconexão externa para que cada um possa se conectar consigo mesmo. O lugar é de uma beleza natural exuberante que possibilita relaxar e respeitar o ritmo interno de cada um, além de também ser um estímulo para o movimento e exercícios físicos integrados com a paisagem. A alimentação é ovolacto vegetariana e muito saborosa, sendo que quase tudo é plantado ali mesmo e orgânico. Há um amplo menu de terapias corporais para aprimorar a saúde e dar uma melhorada na autoestima e na beleza. E por fim, a equipe é hospitaleira e cuida muito bem de cada hóspede.

COMO APLICAR?

Por favor, não saia desligando o sinal de wi-fi do seu hotel! Aplicar esta tendência começa ao oferecer um bom banho, silêncio e opções para relaxar!

– O cliente quer encontrar o novo luxo até mesmo nos hotéis de grandes capitais após diversas reuniões, muitas horas de trânsito e um dia exaustivo. Que tal oferecer um escalda-pés, amenities especiais ou um aroma especial no quarto no fim do dia?

– Relaxar nem sempre é fácil para todo mundo. Bom seria se “desligar” fosse fácil como um botão on/off. Por isso mime seu cliente e peça para que ele descanse … uma cerveja, um chocolate ou uma salada de frutas devem ser acompanhados com um cartão pedindo a ele que relaxe e aproveite o momento.

– Tempo é um luxo! Alivie a vida do seu cliente e você também estará aplicando esta tendência.

– Conte as propriedades dos ingredientes que vão nos pratos do seu cardápio: relaxantes, energizantes, medicinais e outras. Além disso ofereça chás e/ou travesseiros com estas propriedades.

– Permita que seu cliente tenha um espaço para suas práticas espirituais: um jardim de inverno, uma varanda ou apenas um lugar para observar pessoas indo e vindo.

– Garanta o silêncio! Cuide com a manutenção e tenha a certeza de que o ar condicionado e o frigobar não irão atormentar seu cliente!

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Leia a entrevista com a diretora de marketing da Lapinha Spa aqui.

Visite o site dos empreendimentos citados nos links: Cochilo; KorpikartanoCamp Grounded.