GO TRENDY: Histórias Embutidas
Este é o segundo post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.
A TENDÊNCIA: Histórias Embutidas
DEFINIÇÃO: Ser “o mais” em alguma coisa ainda é relevante, mas sabe o que pode ser ainda melhor? Criar histórias e fazer com que seus clientes participem delas. O engajamento do consumidor gera status para a sua marca e para ele – a história será propagada pois através dela se sentiram queridos ou reconhecidos.
COMO ESTÁ SENDO APLICADO?
Primeiro deve-se entender que para obter sucesso na aplicação desta tendência o produto nem sempre é o foco principal, é necessário que haja identificação do consumidor com a história e seus personagens – ela será o meio pelo qual o cliente chegará à marca. Histórias tem um poder incrível de emocionar! Entenda:
1) Disney – Pedidos de casamento
Histórias a Disney sabe contar muito bem, certo? Mas além dos desenhos e toda a interatividade nos parques de diversão, é possível realizar pedidos de casamento envolvendo toda a “magia Disney” – tanto nos parques, como nos cruzeiros. A Disney oferece serviços para os apaixonados que podem incluir a utilização da estrutura e até a presença e performance de alguns personagens dos contos. A Disney facilita o contato através de um site, mas lá existem apenas informações institucionais, pois sabe quem está contando as histórias destes noivados? Os próprios casais que divulgam vídeos no YouTube ou fotos em redes sociais. A Disney cria a história para que outros possam viver e compartilhar.
2) Dove – Retratos da Real da Beleza
Você deve ter visto e se emocionado com este vídeo nos últimos dias, uma história muito bem contada pela Dove sobre “ser muito mais bonito(a) do que se imagina”. Pessoas e situações reais permitem que os espectadores se identifiquem e compartilhem o vídeo junto com suas impressões. Em nenhum momento se fala da venda do sabonete ou do shampoo, mas ainda assim a marca é fortalecida pela conexão emocional criada a partir da história.
3) Granado
Neste caso, a marca aproveitou elementos de sua história para se diferenciar do mercado. A Granado passou um bom tempo escondida atrás do polvilho antisséptico, mas recentemente passou por uma reconceituação. Ainda assim, uma coisa não perdeu: a história. As embalagens continuam com aquele ar vintage de 1870, porém as lojas físicas são modernas, assim como as cores utilizadas na comunicação visual.
APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE:
1) Hyatt
Ação do Hyatt Sarasota na Florida: o hotel colocou um tapete para que os clientes tirassem uma foto e fizessem o compartilhamento na fanpage do empreendimento. Várias fotos apareceram na timeline – são os hóspedes contando a história de que estão lá e ainda recebendo recompensas por isso.
2) Eloise at The Plaza
Eloise é uma menina que mora com a avó no The Plaza em New York. A história é de um livro de 1950 e foi adaptada para o cinema em 2003. O The Plaza usa a história em várias ações dentro do hotel: festa do chá da Eloise para garotas, Eloise Shop, festa de aniversário temática e algo bem simples: um retrato dela em uma das paredes do hotel – que muita gente faz questão de tirar foto. A história é adorada por adultos e crianças que contam do privilégio de ter encontrado “Eloise” durante a hospedagem. O hotel já é muito emblemático, mas Eloise cativa diversos públicos e cria um laço afetivo.
3) Please Don’t Tell
“Por favor não conte” é o nome deste bar em NYC. Há algo mais tentador do que esta frase? Ainda mais quando se trata de um lugar secreto e que para entrar existe todo um ritual e códigos secretos? Este bar não trabalha com ações de marketing – repare no site, eles deixam que os visitantes contem a história de ter ido até lá. Para entrar é necessário entrar em uma cabine telefônica, pressionar um botão e aguardar que a porta secreta se abra. Há muito valor nisso: o cliente se sente importante, pois visitou um lugar exclusivo e saiu cheio de histórias para contar. É quase impossível visitar sem reserva.
4) E outros exemplos que já falamos aqui de destino, Olho no sorvete e Hotel Plaza Athénée
COMO APLICAR?
Além das ações de marketing que vimos acima, existem coisas bem simples que podem ser feitas para garantir a aplicação desta tendência: garantir um bom serviço! Outra premissa é ir além das expectativas e surpreender seu hóspede.
– Quando não há uma história para contar, deixe que os clientes contem a história do seu negócio. Como? Utilize a mídia social: pergunte no Facebook ou crie um canal no YouTube pedindo para que eles compartilhem momentos inesquecíveis que passaram em seu empreendimento.
– Cause momentos dignos de serem contados em uma mesa de bar, crie ocasiões que façam parte da história de uma família ou de um casal.
– Hiperpersonalize! Sabe que aquele cliente que está sempre no seu estabelecimento? Fique atento aos hábitos de consumo e preferências dele. Assim como vemos nos filmes os garçons perguntando “o de sempre Sr. Fulano?”. Parece simples, mas nem sempre acontece. Quando ele espalhar isso em um site de resenhas e um cliente em dúvida ler, certamente irá decidir pelo seu estabelecimento.
– Algo deu errado? Corrija surpreendendo seu cliente! Se não tinha aquele salmão que ele pediu e você saiu correndo comprar, conte para ele com um cartãozinho a “saga” que foi para garantir que o prato chegasse até a mesa.
– PLEASE, tenha uma boa conexão de internet para deixar que ele compartilhe essas histórias de forma rápida 😉
FALANDO EM HISTÓRIAS …
Há uma história na hotelaria curitibana de um hóspede habitué de hotel X e que por um problema neste hotel resolveu se hospedar na concorrência, hotel Y. A recepcionista ficou sabendo e decidiu que tinha que agir! Enviou para o hóspede no hotel Y um mimo com um cartão que dizia: “Sr. Fulano, estamos com o Sr. até na concorrência. Esperamos vê-lo em breve.”
O que você acha? Esse hóspede voltou para o hotel X? Sim! Ação que não custou caro, recuperou o habitué e ainda rendeu uma bela história!