GO TRENDY: Decifra-me


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Este é o sétimo post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.

A TENDÊNCIA: Decifra-me

DEFINIÇÃO: É possível contar os humanos na terra, mas a quantidade de informação é de se perder de vista! O simples preenchimento de um cadastro e os dados já estão permeando o mundo! Muitas vezes isso vem para facilitar a vida, por exemplo, cadastros em sites podem ser feitos através do login em uma conta já existente no Facebook. Essa sincronização permite que as empresas se antecipem às necessidade do consumidor, verificando de forma prévia suas preferências e anseios.

A tecnologia está disponível, mas não cumpre a sua função sozinha se não existirem processos, ferramentas e pessoas gerindo e usando adequadamente as informações dos clientes. Acredite, com tanta informação disponível, já é possível “ler a mente” do consumidor!

COMO ESTÁ SENDO APLICADO?

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1) Anúncios na internet

Você não gosta dos anúncios que aparecem no Facebook ou em outros sites? Pois saiba que você mesmo os define! Os anúncios que aparecem para você, são decididos através das pesquisas realizadas no Google, Booking.com e etc. Por exemplo, recentemente realizamos pesquisas para posts da CitizenM e outro sobre a parceria da PUBLIC com a Kimpton Hotels. Note os anúncios que aparecem em uma rede social:

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A internet usa de várias ferramentas para que possamos ver somente aquilo que (supostamente) nos interessa. Assim a possibilidade do consumidor efetuar a compra é maior!

2) UNIQLO Wake Up

UNIQLO Wake Up é um app para gadgets que cumpre a função de despertador. Desperta a pessoa no horário desejado, dizendo a temperatura e com uma música que corresponde ao clima naquele momento. Dia cinzento? Uma música mais dramática vai tocar!  Além de um exemplo de leitura de dados, também é um exemplo de Alivia aí, visto que ajuda o usuário a não errar a roupa 😉

3) Mico Headphone

O Mico é um fone de ouvido que toca músicas de acordo com os sentimentos do ouvinte. O fone lê a mente através de um sensor na testa que consegue identificar 3 “padrões de pensamento”: focado, estressado ou sonolento. Feita a identificação, o gadget acessa uma base de dados e escolhe as músicas de acordo com o estado emocional do usuário. A música que seu subconsciente precisa para ter mais inspiração ou produtividade!

APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE

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1) Accor

No site da Accor não é necessário digitar todos seus dados para realizar um novo cadastro, basta “usar uma conta existente” (do Facebook) e pronto! Repare abaixo, que ao realizar o cadastro desta forma é possível a marca ter acesso a várias de suas preferências. Informações riquíssimas e que ajudam na hora de encantar o hóspede. Basta saber gerir 😉

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2) TripAdvisor e Booking.com

Os dois sites estão atentos aos passos dos conectados para oferecer uma experiência melhor ao usuário. De acordo com suas pesquisas de destinos, o site envia por e-mail informações da cidade e mudanças de tarifa que podem ser interessantes para quem planeja uma viagem.

3) Starwood

Um estudo de caso da Cornell mostra um bom uso do sistema hoteleiro pela Starwood. Através de relatórios simples, a equipe de marketing cruza dados dos hóspedes e ocupação dos hotéis. Por exemplo, através do relatório é analisado que no mês corrente, uma unidade em San Francisco está recebendo um alto número de hóspedes residentes em Fort Lauderdale. Tendo isso, a informação é usada para investigar a causa do “boom” e se necessário, a divulgação na cidade emissora será intensificada para que mais pessoas venham.

COMO APLICAR?

– Conheça efetivamente o seu cliente. As ferramentas tecnológicas estão disponíveis!

– Domine as ferramentas que você já tem, crie processos para a utilização delas e treine pessoas para gerir e aplicar a informação encontrada em decisões e ações. Transforme a informação em conhecimento!

– Lembre-se: aplicação da informação auxilia na experiência da hospedagem, no marketing do seu negócio e até mesmo no incremento da receita! Trace estratégias.