SINETA! Game of Thrones e os spoilers…
SINETA TOCOU! Significa que temos algo importante para contar e que pode impactar no seu negócio. Não deixe de ler antes de curtir seu fim de semana.
****
Vivemos em um tempo onde queremos comentar sobre as coisas em tempo real. Talvez seja hora de rever a ideia de spoiler.
As últimas dez segundas-feiras foram consideradas como os dias oficiais do spoilers. E foi isso que aconteceu na última temporada – que acabou domingo – de Game of Thrones.
A questão da moralidade do spoiler contra alguns números da audiência do seriado só confirmam como é impossível frear tantos espectadores de comentar o que estão vendo.
No Brasil o serviço NOW da NET divulgou um aumento de 180% de audiência em relação a temporada passada, com 300 mil visualizações nos primeiros episódios. Na HBO a audiência foi de 10,7 milhões de pessoas, e o site TorrentFreak liberou dados ainda mais monstruosos: 13 milhões de downloads ilegais. Resumindo: é muita gente assistindo.
Acontece que o algumas pessoas ainda tem aquela visão de 10 anos atrás, quando a maioria dos seriados nem chegavam aqui. O episódio passava nos EUA e demorava alguns dias pra estar 100% legendado e disponível pra download. Pouca gente assistia, não existiam redes sociais como twitter e facebook e pra se discutir ou ter informações sobre a série, era necessário ir até algum grupo (comunidades, fóruns etc).
Não era normal você acordar numa segunda feira e encontrar o Jon Snow morto no seu scrapbook do orkut. Série era coisa de nerd, do cara que corria mesmo atrás. Mas os tempos mudaram.
O novo fã de série chegou na era do compartilhamento. Ele assiste em tempo real e comenta em tempo real.
Debater se spoiler é legal ou não já virou perda de tempo. Séries e filmes são cada vez mais populares, e se existe algo impossível de controlar é o POVO.
É preciso desapegar de algumas convicções. Daqui a pouco você vai tomar um “spoiler” do porteiro do seu prédio vai entender o que estamos falando. 😉