Protagonista – Frufruta com Pati Bianco
O Disque9 publica a série Protagonista. Até ano passado, contamos trajetórias de sucesso de vários hoteleiros. Em 2016, mudamos o foco para contar a história de gente que faz! Makers e gente que consegue transformar o mundo em um lugar mais legal, que você poderá acompanhar mensalmente agora!
Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br
***
Pati é a criadora do blog Fru-fruta, que nasceu depois que ela descobriu alergias tardias ao ovo e ao leite. A alimentação saudável mudou sua vida pra melhor, e ela quis compartilhar essa felicidade com o mundo.
Ela é designer por formação e está se especializando em Gastronomia Saudável, e por isso alia seus conhecimentos estéticos com gastronomia e capricha bastante em seus pratos! A proposta do Fru-fruta é mostrar que comida saudável pode ser bonita e gostosa. O blog também tem muita informação e dicas para quem tem restrições alimentares ou quer levar uma vida mais saudável e já conta com mais de 30 mil seguidores nas redes sociais.
INSPIRAÇÃO
Depois de passar por uma reeducação alimentar e descobrir alergias a certos alimentos, a Pati mudou radicalmente sua rotina e começou a se interessar pelo preparo de pratos funcionais, veganos, etc. Nessa transição, percebeu que muita gente do seu convívio tinha preconceitos com aqueles preparos pouco usuais. Como ela é designer por formação, decidiu investir no apelo estético do material do blog para dividir informação com pessoas que também têm restrições alimentares, e especialmente para chamar a atenção de pessoas que normalmente não se interessariam pelo tema.
Minha intenção é mostrar que comida saudável pode ser bonita, gostosa e fácil de fazer. Quero ajudar a disseminar esse estilo de vida que mudou a minha rotina e a relação com meu corpo, e que me fez tão bem! Sem radicalismos, com bom humor e criatividade a cozinha fica mais interessante, saborosa e leve. Em todos os sentidos.
Muitas histórias inspiradoras serviram de referência para a Pati. Mas principalmente a blogueira inglesa Ella (deliciouslyella.com), que conseguiu controlar os sintomas de uma doença rara por meio da alimentação saudável. “Ela produz receitas super legais e fotos lindas, já publicou vários livros e inspira seus milhares de seguidores a procurarem por uma dieta mais equilibrada” comenta.
COISAS LEGAIS QUE ACONTECERAM DEPOIS DO BLOG
Perceber que o blog motiva as pessoas na busca por uma vida mais saudável, receber mensagens de agradecimento por dividir uma dica ou receita, fazer a diferença – por menor que ela possa parecer – na vida de alguém são coisas que aconteceram nos últimos meses e que motiva ela a continuar se dedicando 100% ao blog.
É muito gratificante perceber o impacto positivo que uma simples receita, nascida dentro da minha cozinha, pode ter na vida de alguém. Esse normalmente é o primeiro passo para uma grande mudança, como aconteceu comigo.
Além disso, por causa do Fru-fruta a Pati conheceu um monte de gente incrível, e fez amizades que acabaram passando do virtual para a vida real. 🙂
PLANOS PARA O FRUFRUTA
Pati está planejando estudar mais e produzir conteúdo cada vez melhor. Ela quer ajudar a quebrar pré-conceitos sobre a alimentação saudável.
Inspirar, informar, crescer junto com esse projeto que nasceu sem pretenções e vem crescendo todo dia, graças ao carinho nele investido.
CURITIBA – LUGARES PREFERIDOS PARA COMER
Ela conta que Curitiba tem boas opções de restaurantes e cafés para quem busca uma alimentação mais saudável e consciente. Também comemora que essas opções estão se multiplicando pela cidade.
Veg e Lev e e Bistrô da Bibi, são os preferidos da Pati como opções de almoço.
Já o New York Cafe tem diversas opções sem leite e ovos (veganas!) e opção de substituir o leite comum das bebidas pelo leite de castanha feito lá.
Por último, ela cita a FunFit Faz Bem, que é uma confeitaria funcional cheia de opções para celíacos, alérgicos e naturebas que não vivem sem um docinho!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – MODA PASSAGEIRA OU VEIO PARA FICAR?
A Pati acredita que a industrialização em excesso e a massificação da produção de alimentos está se tornando insustentável. A busca por alimentos mais naturais e menos modificados não é benéfica apenas ao nosso organismo. Todo o sistema produtivo é muito mais sustentável.
Acredito que esse movimento seja o futuro da alimentação, e a tendência é que fale-se cada vez mais dele.
PATI EM PARIS – CURIOSIDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO FRANCESA
Ano passado a Pati morou por um período na França. Ficamos curiosos para saber como era a alimentação na região.
Ela contou que os franceses valorizam muito o que é local: o Camembert da Normandia, o vinho de Bordeaux. Eles sabem bem quais os melhores ingrediente que cada região oferece, e isso faz com que reconheçam e apreciem a culinária de cada parte de seu país.
Essa consciência faz com que o consumidor francês seja super exigente e não aceite produtos de menor qualidade. Em qualquer mercado encontra-se produtos rotulados com as palavras “sem transgênicos” e “orgânico”, até mesmo leite de vaca ou cabra. Ela acredita que esse é um dos motivos pelos quais come-se tão bem em qualquer esquina francesa. No mais, outra curiosidade é o fato de eles comerem queijo depois da janta, antes da sobremesa.
EM POUCAS PALAVRAS
Um sonho: Deixar algo de bacana para o mundo.
Um destino: Qualquer um, com tanto que em boa companhia.
Livro de cabeceira: Todos os volumes de “Macanudo”, de Liniers.
Momento relax: Assistir programas de culinária na TV.
Você é mais razão ou emoção? Na rotina, razão. Na cozinha, emoção!
Maior desafio: Quebrar preconceitos, levar mais beleza para a vida das pessoas… e tentar dominar o mundo.
Trabalho inspirador, né? Para quem se interessou, não deixe que ler o Frufruta! Além disso, vale a pena seguir o Instagram do blog, que conta com várias fotos lindas e coloridas. Com certeza a alimentação saudável não tem nada de chato nas mãos da Pati! 🙂