Ferrovia em Berlim pode gerar energia limpa


Você está lendo: Ferrovia em Berlim pode gerar energia limpa

Em Berlim, ciclovia coberta protege do sol e da chuva e produz energia com movimento das bikes

Hortas urbanas, “estações de serviço” para os ciclistas, semáforos e pavimento que gera energia. Imagina tudo isto reunido em uma única ciclovia, que ainda é coberta (para proteger do sol e da chuva), com cerca de nove quilômetros de extensão e no centro da cidade.

berlim_Radbahn_ berlim_radbahn

Esta é a ciclovia Radbahn, a primeira grande ciclovia coberta de Berlim, capital da Alemanha. O projeto — idealizado por uma equipe de oito profissionais, de diferentes países, com formação em urbanismo, gestão cultual, consultoria, relações públicas e arquitetura — pretende repaginar uma via para bikes que já existe, mas não é frequentada pelos cidadãos. A ideia é torná-la mais atrativa, de forma a incentivar os moradores a se deslocarem de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, sem trânsito e mais agradável. Ganham eles. Ganha a cidade.

A nova via vai passar por baixo de um dos viadutos mais conhecidos de Berlim, o U1. O projeto ainda espalhará pelo local áreas onde será possível fazer uma pausa para descansar, como alguns cafés, “estações de serviço” com assistência técnica, zonas de aluguel de bicicletas, zonas verdes e até hortas urbanas. Além disso, toda a via estará equipada com semáforos e placas informativas, garantindo a segurança dos ciclistas.

E mais: um dos pontos fortes da ciclovia é o fato de ser feita com pavimento que transformará o atrito provocado pelos pneus das bikes em energia para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto.