Estadias em troca de habilidades para nômades digitais na Sardenha
Em uma tentativa de combater o despovoamento e rejuvenescer sua economia, a comunidade de Ollolai, localizada na ilha italiana da Sardenha, está oferecendo condições especiais para atrair os trabalhadores remotos com estadias acessíveis e uma dose de cultura local.
A comunidade anunciou recentemente um programa que oferece alojamento aos trabalhadores remotos pela taxa simbólica de 1 euro, isso porque a região identificou um dos menores crescimentos populacionais nos últimos tempos.
Como uma tentativa de frear este movimento, várias comunidades, incluindo Ollalai, estão testando oferecer estadias por 1 euro para atrair novos moradores temporários.
O programa “Work from Ollolai” tem como objetivo dinamizar a comunidade através da procura de profissionais experientes para viver no local em troca da partilha de conhecimentos com a população.
A iniciativa garantiu 20.000 euros de investimento para transformar a comunidade em um centro para nômades digitais.
Ao longo dos próximos anos,o local irá acolher estes trabalhadores, cobrindo rendas, serviços públicos, contas e impostos sobre serviços, um de cada vez, durante até três meses – a duração máxima para visitantes não europeus sem visto.
As acomodações fornecidas aos possíveis moradores são casas remodeladas e adaptadas para incluir um escritório e conexão com internet de alta velocidade.
Confira mais detalhes aqui.