COVID-19 Turismo BR: Destaques do dia 19/03
Mantendo o propósito do Disque9 de trazer conteúdo relevante, nossos posts ficarão diferentes por algum tempo. Todos os dias iremos filtrar e realizar a curadoria de informações relevantes para o setor, além de divulgar iniciativas de ações para a crise e recuperação em todos os cantos do mundo.
Diariamente, traremos informações que podem refletir diretamente na rotina de estabelecimentos turísticos e cases de recuperação além de empresas que estão fazendo a diferença na vida das pessoas durante a crise do coronavírus.
. Destaques do dia:
. Hotéis de Madrid abrem as portas para atendimento de pacientes com coronavírus
O Gobierno de la Comunidad de Madrid, com a colaboração da Asociación Empresarial de Hoteleros de Madrid iniciou a conversão de 40 hotéis em unidades de atendimento para pacientes que contraíram o coronavírus. Por meio da ação, as autoridades sanitárias pretendem aliviar o fluxo de pessoas nos hospitais além de oferecer um atendimento inicial para as pessoas que estão com sintomas da COVID-19. Os hotéis poderão receber cerca de 9000 pessoas com sintomas mais leves do novo coronavírus. Após a triagem inicial, os pacientes poderão ser encaminhados para hospitais ou para casa. Os espaços contarão com equipes de médicos e enfermeiros – supervisionados pelo Serviço de Saúde de Madrid – para realizar o atendimento da população.
. On Fly estima que turismo brasileiro sofreu impacto de $38 bilhões em apenas 22 dias com o avanço do COVID-19.
O CEO da On Fly realizou uma análise sobre os impactos que o avanço do coronavírus tem causado ao turismo brasileiro. Diariamente, há novas mudanças no cenário mundial, entre elas: distanciamento social, decretos governamentais que determinam o fechamento de parques, bares, boates e shoppings e isso deixa claro que haverá muitas alterações no cenário econômico e social de todos os países. Você pode acessar o material completo clicando aqui.
. A luz no fim do túnel:
. Trip.com possibilita turismo em casa e a não transmissão local na China
Assim como estamos presenciando no Brasil – onde diversas marcas estão realizando ações que incentivam a população a permanecer em casa e passaram a oferecer desde cursos gratuitos à plataformas de streaming com canais liberados, para que o período da quarentena seja mais reconfortante, durante o ápice do avanço do vírus na China, o Grupo Trip.com também pensou nisso.
A marca utilizou tecnologia para fornecer recursos de viagens virtuais para a população. Por meio da cooperação com autoridades globais de turismo, os usuários puderam passar por diversos destinos através de vídeos e de programas de rádio sobre introdução cultural e patrimonial dentro de suas casas, seguindo o modelo “turismo em nuvem/cloud tourism“.
Mais uma boa notícia é que, ontem, dia 18/03/20, o ministro da Saúde da China anunciou que a província de Wuhan e a região de Hubei – que foram epicentro do novo coronavírus em dezembro de 2019 – não registraram nenhum novo caso de contaminação da doença e a China não teve nenhum registro de contaminação local. Os 34 novos casos detectados no país foram de pessoas vindas do exterior.
. Nota de rodapé:
. Bahia e Paraná emitem decretos que suspendem a circulação de ônibus intermunicipais e inter rodoviários.
Decreto da Bahia: acesse o link aqui.
Decreto do Paraná: acesse o link aqui.
. Distrito Federal amplia restrições e fecha shoppings, feiras populares, , parques, boates e clubes.
Acesse o link do decreto aqui.