Viagens

Cooperativa cria alternativa sustentável ao Airbnb


Você está lendo: Cooperativa cria alternativa sustentável ao Airbnb

A plataforma Fairbnb iniciou sua jornada em 2016 como um movimento que buscava criar uma alternativa justa às plataformas de compartilhamento de propriedades existentes. Inicialmente, o movimento surgiu em Veneza, Amsterdã e Bolonha, mas logo outros grupos de toda a Europa se juntaram ao debate e ajudaram a moldar o modelo atualmente implementado.

No final de 2018, foi criada uma cooperativa para servir como entidade legal por trás do projeto, com o objetivo de fornecer uma alternativa às plataformas de aluguel de temporada, com maior foco na comunidade, que priorizam as pessoas em detrimento do lucro e oferece o potencial para experiências de viagem autênticas, sustentáveis ​​e íntimas.

O Fairbnb.coop é uma base que permite que hosts e convidados se conectem, facilitando viagens significativas e trocas socialmente benéficas. E o serviço não cobra comissão. Em vez disso, 50% do preço do aluguel é destinado a financiar projetos sociais locais.

Muitas cidades estão levantando preocupações sobre o impacto que os aluguéis do Airbnb têm em seus bairros. O Fairbnb é uma das várias novas alternativas que prometem uma plataforma mais responsável para aluguel de curto prazo.