Consegue tirar férias do seu smartphone?
Um número crescente de hotéis está ajudando os hóspedes a tirar férias de sua vida digital, oferecendo incentivos aos hóspedes dispostos a se desligarem de seus celulares. Hotéis que limitam o uso de celulares correm o risco de perder exposição valiosa no Instagram ou no Facebook. Mas a política reflete a missão da marca em promover o bem-estar e o relaxamento de seus hóspedes.
Desde outubro do ano passado, os cinco resorts da marca Wyndham Grand nos EUA começaram a oferecer reservas em áreas especiais à beira da piscina, lanches gratuitos e a chance de ganhar diárias quando os hóspedes colocam o telefone em uma caixa fechada. Os telefones ficam com os hóspedes, mas apenas os funcionários do hotel podem desbloquear as bolsas.
Os resorts da Wyndham também proporcionam às famílias um desconto de 5% em sua estada, se colocarem seus telefones em um cofre com abertura por horário programado. O hotel oferece suprimentos para passar o tempo, como s’mores, livros de histórias e uma câmera instantânea para adultos e crianças que não sabem o que fazer com todo o tempo recém-descoberto em suas mãos.
Outros resorts também apostam na experiência, já falamos aqui do Ayana Resort e Spa em Bali, que proíbe o uso de gadgets na área da piscina. O Grand Velas Riviera Nayarit no México possui um Detox Concierge que irá “limpar” seu conjunto de dispositivos eletrônicos e substituí-los por jogos analógicos e de tabuleiro. Os hóspedes também podem trocar seus celulares por uma pulseira que lhes dá acesso gratuito a atividades como mergulho com snorkel. Mas os hóspedes devem fazer, pelo menos, quatro atividades para ganhar de volta seus telefones. Um timer colocado no lobby mostra quanto tempo cada família ficou sem seus dispositivos.
No Miraval, um resort de propriedade do Hyatt no Arizona, a ênfase é no tempo em família, na atenção plena e na tranquilidade. O Miraval, que em breve abrirá mais dois resorts no Texas e em Massachusetts, proíbe o uso de telefones na maioria das áreas públicas. Os hóspedes são encorajados a guardar seus telefones sacos de tecido macio e deixá-los em pequenas caixas de madeira em seus quartos. A equipe usa crachás com lembretes gentis de que os hóspedes devem se desconectar e “estar presentes”.
Alguns resorts incentivam uma proibição total. O Adrère Amellal, no oásis de Siwa no Egito, é um dos hotéis mais lindos do mundo, com apenas 40 quartos rústicos e luxuosos ele permite que você tenha aparelhos eletrônicos, mas não há eletricidade e nem wifi no local.