Aeroporto transforma alfândega em aquário virtual
Dubai usa inteligência artificial para fazer o reconhecimento facial enquanto os passageiros observam a vida marinha
A partir do próximo ano, os passageiros não terão mais que esperar na fila para passar pela segurança do Aeroporto Internacional de Dubai. Túneis com tecnologia de reconhecimento facial estão em fase de implantação e prometem acabar com as filas e distrair os viajantes que partem do local.
A passagem, que exibirá imagens de alta qualidade de um aquário, será equipada com cerca de 80 câmeras configuradas para examinar o rosto ou a íris dos passageiros enquanto em movimento. A exibição das telas também pode ser alterada para oferecer outras configurações, como imagens do deserto ou exibir anúncios.
No final do túnel, se o viajante já estiver registrado, ele receberá uma mensagem verde que diz “tenha uma boa viagem”. Ou, se a pessoa for impedida por algum motivo, um sinal vermelho alertará os operadores para interferir.
A primeira dessas fronteiras virtuais será instalada no Terminal 3, sede da Emirates, pois já possui a infraestrutura necessária para as adaptações, além de ser a companhia aérea oficial e parceira do projeto.
Ao encorajar as pessoas a olharem os peixes, o sistema pode capturar melhor as expressões faciais e garantir as taxas de precisão. Também é um sistema mais rápido do que o método tradicional e, definitivamente, mais agradável.