Viagens

Achei! Corrida em Londres por Wagner Silva


Você está lendo: Achei! Corrida em Londres por Wagner Silva

Quem achou: Wagner Silva tem 33 anos é curitibano e vive em Londres desde 2007. Trabalha como executivo de Revenue Management em uma rede de hotéis, é apaixonado por hotelaria desde os 15 anos e desde sempre por viagens e esportes.

***

Londres é uma cidade fantástica em todos os aspectos, eu poderia escrever uma enciclopédia sobre tudo que me encanta nessa cidade. Mas sou suspeito para falar, afinal de contas pra quem veio passar 2 anos com o intuito de aprender inglês, é obvio que me apaixonei pela terra da rainha e cá estou depois de 7 anos. Porém, vou me ater ao assunto corrida.

Futebol e ciclismo sempre estiveram no topo da minha lista, a corrida não fazia parte até uns 4 anos atrás. Com a correria da vida por aqui e o trabalho em turnos nos primeiros anos, ficava quase impossível ter uma rotina de exercícios. As pedaladas dos finais de semana e as partidas de futebol eram praticamente impossíveis de organizar, aí entrou a corrida. Por ser um esporte individual, em que o único equipamento necessário é um par de tênis, facilitou a escolha. Apesar de ter parado por algum tempo, hoje estou de volta à rotina de treinamentos e feliz de ter Londres como pano de fundo.

A cidade é muito plana, o que facilita a vida para os ciclistas e os corredores – e eles estão por toda parte. Durante a manhã ou ao final do expediente é fácil encontra-los pelas ruas movimentadas de Londres, são muitos que correm ao invés de usar outro meio de transporte para fazer o caminho trabalho-casa. Apesar de não ser a minha preferência, por dividir espaço com tanta gente, a arquitetura com suas construções georgianas e vitorianas fazem valer a pena enfrentar o barulho dos carros e desviar dos turistas perdidos olhando seus mapas (ou celulares, mais comum hoje em dia). Porém, se você não tem que estar em um determinado lugar, em um determinado horário, e a corrida é por puro lazer, as opções são muitas!

1) Hyde Park: Não poderia começar diferente, o Hyde Park está para Londres assim como o Central Park está para NY. Localizado no coração da cidade é destino certo para muitos esportistas, a volta externa completa tem 6km, porém não é o caminho mais indicado. As “ruas” dentro do parque permitem que você faça o seu caminho. Se estiver calor terá milhares de pessoas fazendo picnic, jogando futebol, rugby, cricket, casais e crianças se divertindo no lago com pedalinhos e claro, algumas dezenas de corredores.

 achei-corrida-em-londres-por-wagner-silva

 2) Green Park: O Green Park é mais famoso pela estação de metrô que leva o mesmo nome e por estar ao lado de Buckingham do que por si só. Não é tão grande, a volta tem aprox. 2km e não tem lago ou outro atrativo estético, mas é bem popular entres os corredores pela quantidade de subidas e descidas. Como disse anteriormente a cidade é bem plana e caso esteja treinando para uma corrida de rua, é perfeito por simular aclives e declives.

achei-corrida-em-londres-por-wagner-silva2

 3) Regent’s Park: Fica um pouco afastado e portanto garante uma corrida mais tranquila durante a semana, o que não acontece caso esteja calor, mas essa é a condição de qualquer parque de Londres, central ou não. O cenário não deixa a desejar: lagos, pássaros, jardim bem cuidado com árvores podadas deixam o exercício mais leve. A volta completa tem 4km.

regents-achei-corrida-em-londres-por-wagner-silva

4) Richmond Park: Caso esteja procurando um desafio maior com cenário de filme, este é o lugar. A volta completa no maior, dentre os parques “Reais” de Londres, tem mais de 10km. O lugar é também uma área de reserva natural, além dos animais de grande porte como veados, é comum ver esquilos, coelhos, pica-paus e outras aves. Como um dos parques mais belos e famosos de Londres é sempre muito frequentado por ciclistas, corredores, famílias e aqueles que procuram a tranquilidade do parque para aproveitar o sol (quando este aparece), ler um livro ou apenas relaxar. Caso 10km seja muito para uma corrida de lazer, existe uma corrida de 5km todos os sábados pela manhã organizado por um dos muitos clubes de corrida de Londres, que falo ao final da lista.

richmond-park-london

5) Southwark Bridge até Green Park (5km aprox.): Apesar de não ser a minha preferência, vou fechar a lista com um percurso urbano. O caminho não é indicado aos finais de semana durante o dia, pois a região estará repleta de turistas, alguma exibição, festa ou algo do gênero que normalmente é montado ao longo do Tâmisa. Partindo de Southwark Bridge você pode percorrer às margens do rio tendo como cenário vários cartões postais da cidade, logo na partida tem o Shakespeare Globe, construído em 1559 foi o palco onde muitas de suas obras foram encenadas, logo à frente você passará pela Milenium Bridge e o Tate Modern, enquanto do outro lado do rio estará a cúpula da Catedral de St. Paul. Um pouco mais à frente, passando pelo National Theatre e Southbank, você se depara com a London Eye e como pano de fundo o Big Ben – apesar da corrida estar no começo, vale a pena parar, recuperar o fôlego e tirar uma foto.

Ao cruzar a Westminster Bridge é hora do tráfico intenso. Independente do dia da semana e horário estará bastante movimentada, mas acaba logo e você chegará ao St. James’s Park. Ao entrar no parque procure pela ponte que cruza o lago, você terá uma surpresa agradável ao avistar a London Eye do lado direito e o Palácio de Buckingham à esquerda. Ao cruzar o parque procure a saída mais à direita possível, você estará na The Mall, uma paisagem diferente da selva de pedra, quase 800 metros com árvores dos dois lados que acabará no Palácio de Buckingham. Passando à direita da casa da rainha tem uma pequena subida, nada que assuste, e ao contornar a esquina você chegará no Green Park. Valeu a pena os 5km de exercício e a vista pelo caminho!

6) Os clubes de corrida: Como mencionei no item 4, em Londres também existem os clubes de corrida. É muito comum se reunir com colegas de trabalho para uma corridinha antes ou depois do trabalho, funciona como um fator a mais de motivação, afinal de contas, se você não estiver disposto ou com aquela preguiça, seus colegas não vão sair do seu pé. Mas também existem os clubes abertos, um dos mais famosos no centro de Londres é o Clube da Nike, uma vez por semana pessoas se reúnem para correr com instrutor, ou guia, que ajuda com informações para melhorar sua performance e planeja os trajetos, acaba sendo uma maneira bacana de se exercitar e fazer novas amizades.

Outro bastante conhecido é o Park Run, como o nome sugere é um grupo que se reúne para correr nos parques pelo mundo. Qualquer pessoa pode começar o seu grupo com a ajuda do site e escolher um parque próximo a sua casa para corridas nos finais de semana.

Enfim, apesar de ser uma cidade muito movimentada, a quantidade de áreas verde é muito grande. Em qualquer região que você esteja, não precisa “correr” muito para encontrar um pequeno parque. Nos subúrbios é muito comum encontrar pessoas correndo pelas ruas ao fim de um dia de trabalho e as calçadas bem mantidas ajudam. Usando minha casa como exemplo, num raio de 2km eu posso chegar a 4 parques onde sempre tem outras pessoas praticando exercícios.

Espero que tenham gostado da lista e boa corrida 🙂