Achei! Cervejas na Califórnia por Rubens Hilcko
Aqui continua o post de Rubens Hilcko sobre cervejas na Califórnia. Não leu a primeira parte? Então clica aqui.
***
– Beer Revolution
Sem dúvida alguma vale a pena ir ao Beer Revolution! Localizado em Oakland (Pegue o Bart SFO-OAKLAND e caminhe por poucas quadras), é um bar especializado em cervejas que tem mais de quarenta torneiras e mais de cem rótulos nas geladeiras. O Bar é um ponto de encontro dos aficionados pela cultura da cerveja.
Uma coisa que me chamou a atenção no lugar foi que quando um dos barris de cerveja listado no quadro de giz acaba, é feita uma votação com os presentes no bar de qual deve ser o novo barril de cerveja aberto.
É bom chegar cedo, pois o lugar fica lotado.
site |
– Sierra Nevada
Localizada em Chico-CA, a Sierra Nevada é a segunda maior cervejaria artesanal em produção dos Estados Unidos. Para os fãs de cerveja é um visita indispensável!
No restaurante que fica junto da fabrica é possível tomar muitas maravilhas feitas nos conhecidos beer camps (campeonatos organizados pela cervejaria) além dos rótulos já conhecidos e de o atendimento ser excelente.
Ganhei atendimento VIP quando disse que tinha vindo do Brasil para conhece-los.
site |
– North Coast
A cervejaria fica em Fort Bragg-CA e alguns de seus rótulos podem ser encontrados no Brasil. O brewpub da North Coast fica em frente a cervejaria e não é o dos lugares mais bonitos, mas oferecem menus harmonizados com as cervejas e tomar uma Old Rasputin diretamente da torneira é absolutamente imperdível!
A paisagem da região é linda e acho que vale o passeio, uma vez lá recomendo voltar de carro pela costa, fazendo paradas também em outras cervejarias (Anderson Valley, Lagunitas, Bear Republic, dentre outras) caso tenha tempo.
site |
– Russian River
Pra quem curte as cervejas ácidas (Sour Ales) a Russian River é uma parada obrigatória!
Com cervejas maturadas em barris de vinho a cervejaria fica em Santa Rosa-CA e possui uma grande variedade que só pode ser encontrada na torneira. Além, claro, das suas conhecidas Blind Pig, Pliny The Elder e Pliny The Younger. Esta última, só pode ser encontrada na cervejaria por duas semanas ao ano, pois é sazonal.
Quando estive lá a impressão foi que a cidade inteira sai do trabalho e vai para a o bar, pois as ruas ficam lotadas, impossibilitando a passagem de carros.
site |
– Stone
Bem mais ao sul de São Francisco, na cidade de Escondido-CA, está localizada a cervejaria da Stone.
Uma vez lá, cuidado, pois as cervejas são uma verdadeira “porrada”! A Stone é referência em cervejas extremas, mas a visita ao bistrô é obrigatória.
Lá é possível encontrar quase todas as maravilhas da Stone na torneira e várias outras com o enjoy by date em garrafas. Muitas delas não podem ser encontradas fora do estado da Califórnia, então, se abraça!
site |
– Firestone Walker
Outra parada obrigatória é a Firestone Walker, que fica em Paso Robles-CA. Lá é possível encontrar algumas das raridades envelhecidas em barris, além das já conhecidas IPA’s e Double IPA’s.
site |
– BevMo
Gostou das cervejas que encontrou na Califórnia? Pois tem muito mais na BevMo! É a maior rede de lojas especializada em bebidas alcoólicas da costa oeste dos Estados Unidos. São 150 lojas de cerca de 1.000 m2 com incontáveis rótulos de cervejas, vinhos e destilados a preços incríveis. Lá você poderá comprar muitas cervejas para beber durante a viagem e até pra trazer pro Brasil. Lembrando que o limite permitido pela Receita Federal para trazer é de 12 litros. E, claro, se beber, não dirija!
site |
***
Bom, tem muito mais do que isso em boas cervejas na Califórnia, não é a toa que o estado está redefinindo o significado de ser “The Golden State”, pois está produzindo muito ouro líquido, mas diria que este é um excelente começo para os apreciadores.
Para os que tiverem tempo para seguir por esta viagem também recomendo buscar o livro do Ken Weaver “The Northern California Craft Beer Guide”, que tem altas dicas.