Gastronomia

A onda agora é comer cru


Você está lendo: A onda agora é comer cru

O movimento nasceu na Califórnia e a onda de alimentos crus está atingindo o mundo!

RAWcru1

Qual a temperatura máxima para que um alimento seja considerado “cozido”? Há divergências… e o aquecimento pode variar um pouco. Mas o que vale aqui nesta história toda de comida crua é o conceito. É a “comida viva”, alimentos tratados a uma temperatura suportável para o consumo, capazes de manter os seus melhores nutrientes.

A dieta de alimentos crus está crescendo em popularidade em todo o mundo e não tem só sushi no cardápio. Uma lista de novos restaurantes de comida crua está aí para ser experimentado!

E não é qualquer pessoa que pode se atrever a surfar nesta nova onda não! Esta é uma cozinha sofisticada, que requer conhecimentos especializados e uma grande dose de paixão. O conceito não é totalmente novo. Ele já tinha surgido (ou re-emergiu) no início dos anos 60 do século passado, mas a tendência atual contempla pratos que foram preparados e transformados exatamente como os cozidos.

Um exemplo típico é o Restaurante Nama, em Londres, com seu tiramisu orgânico e tortelli e lasanha caseiros. Em Roma, no Solo Crudo eles fazem outra aposta na cozinha crua. Eles não vendem nada industrializado, tudo no menu é certificado e conscientemente eco-sustentável. Levam até em consideração os aspectos sociais, como as bicicletas elétricas utilizadas para cada entrega ou seus fornecedores, cooperativas que empregam pessoas portadoras de necessidades especiais.

Rawcru2

Bem, o crudicismo não é só mais uma moda californiana e pode ser o resgate histórico de uma dieta alimentar de outras eras (vale lembrar que o fogo e a tecnologia não existiram sempre!). Se tem poder para prevenir doenças ou aumentar o bem-estar, só o tempo e os pesquisadores dirão.

Mesmo assim, vale ficar ligado e provar desta onda. E aí, está esperando o que para comer cru? E não precisa ser vegano ou vegetariano… 😉